quarta-feira, 30 de julho de 2014

Seca no 'Paraíba' afeta cerca de 10 mil moradores em São João da Barra


População reclama que chega a faltar água pelo menos 2 vezes por dia
 Ururau

População reclama que chega a faltar água pelo menos 2 vezes por dia

Por conta do baixo nível do rio Paraíba do Sul, cerca de 10 mil moradores de São João da Barra, no Norte Fluminense, estão sem fornecimento de água. O Paraíba não registra níveis tão baixos desde 1955. Na manhã desta quarta-feira (30/07), o rio estava marcando 4,80 metros. A Defesa Civil de Campos precisou instalar uma nova régua para conseguir realizar um registro mais exato. A antiga tinha uma marcação mínima de cinco metros.
Devido ao processo de sedimentação, é possível caminhar no leito do rio. A prefeitura abriu caminhos na areia para que a água chegue até a entrada dos canais, mas o abastecimento deles só é possível com o auxílio de bombas.
Em São João da Barra, segundo o presidente do Comitê do Baixo Paraíba, João Gomes, o rio que deveria desembocar no mar não tem mais força, com isso acontece o contrário, é a água salgada que avança para o rio. "Os pescadores já sentiram diferença não só na produção, mas na qualidade da água que chega nas torneiras", disse.
A empresa responsável pelo fornecimento de água explica que a captação segue o nível da maré. Quando ela sobe, o mar invade o rio e que por conta disso é preciso interromper a captação e até o fornecimento de água. O monitoramento é feito a cada dez minutos. Isso afeta, principalmente, os moradores da área central de São João da Barra, onde moram cerca de dez mil pessoas. Elas estão ficando sem abastecimento, pelo menos, duas vezes por dia.
A expectativa está na chuva dos próximos meses. Para o comitê, a seca terá consequências a longo prazo.
*Mais informações em instantes 
Publicidade


Fonte: REDAÇÃO / G1 NORTE FLUMINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário