segunda-feira, 28 de julho de 2014

Romaria dos Caminhoneiros



A 10ª Romaria dos Caminhoneiros da Baixada Campista foi realizada na manhã deste domingo (27). O evento teve início na estrada dos Ceramistas e seguiu para Santo Amaro em uma carreata de aproximadamente seis quilômetros de extensão.

De acordo com um dos organizadores da festa, Amaro Jorge, cerca de 300 caminhoneiros participaram da carreata. "A romaria acontece desde 2004. Na primeira vez, foram somente 50 caminhões. No ano passado, contamos 250", explicou.

Um pequeno trio elétrico foi usado para orientar os caminhoneiros até Santo Amaro. Os primeiros caminhões carregavam imagens de Jesus Cristo, São Cristóvão, Nossa Senhora Aparecida e Santo Amaro.

O evento, para os participantes, é uma representação de fé e forma de agradecer por mais um ano de trabalho. "Essa é uma festa religiosa. Entre tantos perigos que a categoria passa na estrada, tem que ter um dia de fé", afirmou o presidente licenciado da Associação de Caminhoneiros (Ascam-RJ) e da Cooperativa dos Caminhoneiros (Cobranorte), Waldemar Soares, que participa da romaria há nove anos.

Após a chegada dos motoristas ao distrito, foi celebrada uma missa na Igreja de Santo Amaro. Moradores da região também estiveram presentes. Em seguida, foi servido gratuitamente o almoço.

Ao longo do dia, aconteceram brincadeiras para as crianças, danças, sorteio de brindes, exposição de carros e show em um palco próximo à igreja. Uma tenda do Sest/Senat, com estudantes de enfermagem, foi montada na praça para aferição de pressão. A meta era atender 150 pessoas até às 12h.

As despesas foram divididas entre alguns organizadores. "Às vezes, recebemos doações. Também vendemos camisas para ajudar financeiramente na realização da festa", afirmou Amaro, ressaltando que empresas auxiliam na divulgação e patrocinam os brindes sorteados. São dados tijolos, óleo de motor, bicicleta, pneus e refrigerantes. "Nós somos católicos e acreditamos muito em São Cristóvão. Por isso, fazemos isso.”

A carreata contou com apoio da Guarda Civil Municipal e do Batalhão de Polícia Rodoviária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário