quarta-feira, 23 de julho de 2014

Produtores rurais se reúnem para discutir o cultivo do maracujá









Pelo menos 100 produtores rurais sanfranciscanos se reuniram na sexta-feira (18/07) para ouvir a palestra, cujo tema Cultura do Maracujá – soluções em sistemas de produção e novos cultivares para a retomada da produção de maracujá no estado do Rio de Janeiro , ministrada pelo pesquisador e especialista na cultura do maracujá, da EMBRAPA,  Dr. Fábio Gelape Faleiro.
O evento fez parte da programação do 28º Festival do Maracujá, que aconteceu de 17 a 20 julho, no distrito de Travessão de Barra, em São Francisco de Itabapoana.
O palestrante, Dr. Fábio, falou sobre a oportunidade de a região retomar o plantio do maracujá com êxito, chamando a atenção para a falta de assistência técnica.  “Não vim aqui com a pretensão de ensinar os produtores a plantar maracujá, mas, sim, ajudar em soluções  e sobre a importância da agricultura familiar, na qual o maracujá se encaixa muito bem, sendo assim, a fruta que vai gerar emprego para as famílias rurais”, ressaltou.
Durante a palestra vários produtores fizeram perguntas sobre plantio, adubação e custo da lavoura. No final, o Secretário de Agricultura, Edmar Henriques, agradeceu ao apoio e a visita dos pesquisadores da Embrapa, em nome do prefeito Pedrinho Cherene e produtores rurais.
“Estamos com boas expectativas com as possibilidades do replantio do Maracujá em nossa região. A Secretaria de Agricultura está buscando os subsídios necessários para que o nosso município volte a ser um grande produtor da fruta” finalizou Edmar.

-- 
ASCOM - SFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário