segunda-feira, 7 de julho de 2014

Praga devasta pastagem e causa prejuízos aos produtores da região


Em São Francisco de Itabapoana, centenas de animais estão morrendo por falta de alimento
 Divulgação/Ascom

Em São Francisco de Itabapoana, centenas de animais estão morrendo por falta de alimento

As pragas que atingiram as áreas de pasto do Norte e Noroeste Fluminense nos últimos meses causaram inúmeros prejuízos aos produtores e pecuaristas da região. O município mais prejudicado foi São Francisco de Itabapoana, onde centenas de gado já morreram e outros tantos padecem nas pastagens por falta de alimento.
De acordo com o coordenador regional de Defesa Agropecuária, Cláudio Vilela, algumas medidas como silagem de milho e cana-de-açúcar, podem ser feitas para que o gado possa ir se alimentando até que os produtores voltem a plantar novamente.
“A questão da praga já foi resolvida. O que ela tinha que comer já comeu. O problema agora são os prejuízos que os produtores estão tendo de enfrentar, dentre eles a falta de alimento, e com isso, a morte dos animais por conta da fome”, ressaltou o coordenador sem precisar o número de animais mortos.
A pastagem foi devastada por duas espécies de lagartas: Mocis Latipes (mais conhecida como curuquerê-dos-capinzais) e Spodoptera Frugiperda (a lagarta militar). Em geral, esta praga ataca somente os pastos e milharais.
A secretaria de Agricultura e Pesca de São Francisco de Itabapoana também vem contribuindo para sanar os prejuízos e os danos que continuam refletindo na pecuária regional, uma vez que os pastos só voltam a crescer no final do ano.
Por conta disso, a produção de leite e carne, assim como a reprodução dos animais é diretamente afetada. A silagem de milho e cana-de-açúcar, produzidos no município, estão sendo transportados por caminhões da prefeitura, que também está participando das etapas de produção da silagem.
“Estamos auxiliando no frete da cana-de-açúcar e na produção e frete da silagem de milho. Esperamos que os produtores possam ter seu prejuízo minimizado, para que o abastecimento no município não seja prejudicado”, destacou o secretário de Agricultura e Pesca, Edmar Henriques.
Publicidade


Fonte: URURAU/ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário