quarta-feira, 2 de julho de 2014

INSTITUTO DE PESQUISA MUDA DE OPINIÃO DE UM DIA PARA O OUTRO


Um dia após divulgar dados, emissora de TV informa o mesmo levantamento com números diferentes
(Confira os números corretos da pesquisa ao final das informações)

eleições 2014Encomendada, o Instituto Gerp divulgou uma pesquisa nesta semana tentando mostrar que o senador Marcelo Crivella (PRB), candidato a sucessão estadual no Rio, estaria liderando a disputa, com o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) em segundo, o deputado federal Anthony Garotinho (PR) em terceiro e o também senador Lindbergh Farias (PT) em quarto. O curioso é que a pesquisa foi divulgada somente por dois veículos de comunicação, o Portal R7 e a TV Record. Até ai nada demais, se o site e a emissora não fossem de propriedade do bispo Edir Macedo, coincidência ou não, titio de Crivella.
Outra curiosidade sobre o Gerp é que se trata do mesmo instituto que nas eleições municipais de 2008 em Campos divulgou uma pesquisa também encomendada que mostrava o então candidato do PDT a prefeito, Arnaldo Vianna, na liderança. O problema é que assim como Crivella agora, na época ninguém sabia direito o que Arnaldo liderava.
O curioso nas pesquisas do Gerp é que sempre envolve a liderança de algum Garotinho. Em 2008 era a prefeita Rosinha Garotinho, em 2014 é o deputado Anthony Garotinho. Nas duas situações o Gerp está envolvido e quem lidera as pesquisas de intenção de votos é um Garotinho, o Anthony. Nesse caso, Crivella e Pezão podem até liderar, mas apenas nos bastidores da Record.
Curiosamente, também, um dia após a pesquisa ser divulgada, a mesma TV Record, no programa Cidade Alerta, divulga novamente a pesquisa, agora com dados diferentes, porém com o mesmo número de registro e protocolo no TRE, sem ao menos avisar ou reconhecer que a outra estava errada.
Veja e compare as duas pesquisas.24 horas
pesquisa 0207 5pesquisa  0207 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário