sexta-feira, 25 de julho de 2014

Hemocentro Regional de Campos sofre com mais uma baixa no estoque


No último dia 12 de junho, cirurgias eletivas chegaram a ser cancelas no HFM
 Thiago Macedo / Arquivo

No último dia 12 de junho, cirurgias eletivas chegaram a ser cancelas no HFM

Com o estoque baixo, o Hemocentro Regional de Campos voltou a enfrentar dificuldades e mais uma vez pede ajuda da população para normalizar as doações na unidade que está precisando de todo os tipos sanguíneos. No último dia 12 de junho, cirurgias eletivas (não emergenciais) chegaram a ser canceladas devido às baixas doações.
Com a aproximação do fim de semana, em que acontecem mais acidentes e vítimas de violência, as doações são mais necessárias. “Estamos precisando de todos os tipos sanguíneos. As doações diminuem com a chegada do final de semana, e chegam a ficar bem abaixo da metade do que é o ideal”, disse a assistente social, Rosângela Soares.
A unidade móvel do Hemocentro esteve na última quinta-feira (24/07), na Praça do Santíssimo Salvador, mas está ação, mesmo sendo em um local de fácil acesso e muito movimento, parece não ter chamado a atenção da população, já que poucas doações foram registradas.
O Hemocentro recebe doações diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h. Para doar é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 Kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas.
Doadores menores de 18 anos devem comparecer ao local acompanhados pelo seu representante legal, preencher formulário próprio, com o consentimento formal do responsável legal, para cada doação, com cópia da identidade oficial do responsável anexada. Candidatos com idade superior a 60 anos só poderão doar se realizaram doações de sangue anteriormente.
COMO DOAR
É preciso não ter comido nada gorduroso nas três horas que antecedem à doação. Recomenda-se apenas a ingestão de café, frutas, sucos, biscoito água e sal ou pão, sempre sem manteiga, margarina, queijo, presunto ou requeijão.
Algumas pessoas não podem doar por terem algum tipo de inaptidão seja ela temporária ou definitiva. As temporárias são estado gripal ou alérgico, virose, certos tipos de cirurgia, gravidez e amamentação. Aqueles que por estes motivos não puderem doar podem fazer em outra oportunidade. As inaptidões definitivas são para pessoas com doenças cardíacas, diabetes com uso de insulina, derrame, entre outras.
Publicidade


Fonte: URURAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário