quinta-feira, 3 de julho de 2014

GUARDA AMBIENTAL COMBATE PESCA CLANDESTINA NA LAGOA DE IMBOASSICA


Foram apreendidos cerca de 150 quilos de peixes de diversas espécies
 Divulgação

Foram apreendidos cerca de 150 quilos de peixes de diversas espécies

A partir de denúncias de moradores dos bairros do entorno da Lagoa de Imboassica, em Macaé, a respeito de pesca ilegal, a Guarda Ambiental, iniciou uma operação que já tem como saldo a apreensão de cerca de 150 quilos de peixes de diversas espécies. Por não ter havido flagrante, os agentes abordaram os pescadores que se encontravam no local, todos de fora de Macaé, para prestar orientações sobre a legislação que regulamenta essa atividade na região.
A maioria dos peixes foram encontrados ainda vivos pelos agentes, sendo devolvidos a seu habitat natural. Além da apreensão de peixes, foram confiscados diversos materiais impróprios à pesca na Lagoa de Imboassica, como redes de pesca. A quantidade encontrada revela a intenção de comércio clandestino de pescado, o que, além do dano ambiental, põe em risco a saúde da população. Por isso, uma das equipes, com base no entorno da lagoa, prossegue com monitoramento 24 horas.
Na Lagoa de Imboassica, apenas a pesca esportiva é permitida. As autoridades alertam que redes com menos de 70 milímetros são proibidas e que, de acordo com a Lei 9.605/98 - que dispõe sobre as sanções penais a condutas lesivas ao meio ambiente - quem pesca em quantidades superiores às permitidas, ou mediante a utilização de métodos não autorizados pode sofrer pena de detenção de um a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.
Publicidade


Fonte: URURAU / ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário