quarta-feira, 2 de julho de 2014

GAROTINHO ANUNCIA MÁRCIO GARCIA COMO SEU VICE


Para o ex-governador, a escolha de Marcio Garcia reforça compromissos dele com toda uma categoria, que é a dos servidores públicos
20140701_marciogarcia

Na véspera do Dia do Bombeiro, comemorado em 2 de julho, o candidato ao governo do Rio, Anthony Garotinho, que disputará as eleições pela Aliança Republicana e Trabalhista (PR, PROS e PT do B), anunciou, em Brasília, o vereador Marcio Garcia (PR) como seu vice. Garcia é major bombeiro, participou das manifestações da categoria por reajuste salarial em 2011 e chegou a ser preso pelo governo de Sérgio Cabral (PMDB) junto com outros 438 colegas de profissão. À época, Garotinho classificou as prisões de medidas “típicas de ditadura” e disse que elas revelavam a “arrogância do governo Cabral”.

Para o ex-governador, a escolha de Marcio Garcia reforça compromissos dele com toda uma categoria, que é a dos servidores públicos. “Representa um compromisso nosso de tratar o funcionalismo com
dignidade e respeito, o que o governo atual (de Pezão) não vem fazendo”, disse Garotinho. “O próprio Cabral chamou os bombeiros, naquela época, de vândalos; os médicos, de vagabundos; e professores, de preguiçosos. Então é um compromisso claro”, sinaliza Garotinho.

Marcio Garcia disse, nesta terça-feira (1º), que logo que seu nome foi cogitado como vice de Garotinho, no dia anterior, começou a repercutir bem entre seus pares na internet. O blog SOS Bombeiros RJ (http://www.sosbombeirosrj.com/) triplicou a audiência e 98% dos comentários eram favoráveis à indicação.

“Recebi o convite de Garotinho como um grande desafio. E, nós, bombeiros, estamos acostumados a encarar desafios, a assumir missões importantes e nos sacrificar para o bem da população. É premissa da nossa profissão. Tudo o que eu fiz até hoje como bombeiro vou continuar fazendo como vice-governador. Serei o servidor público número 1 e não apenas um representante dos bombeiros. A gente perguntou no blog a opinião dos bombeiros e 98% dos comentários foram positivos, com o acesso subindo de 4 mil para quase 12 mil em um dia. Policiais e guardas municipais também se manifestaram positivamente”, afirmou Garcia.

O candidato a vice disse que conheceu Garotinho, em 2011, quando os bombeiros reivindicavam aumento salarial e melhorias de condições de trabalho. “Meu contato não foi só com o Garotinho. Ele era um dos deputados que apoiavam o movimento, assim como o Marcelo Freixo, a Janira Rocha, ambos do PSOL, o (Jair) Bolsonaro (PP) e Wagner Montes (PSD)”, explicou Garcia, acrescentando que a participação dele em manifestações começou em 2007, ao apoiar o movimento dos Coronéis Barbonos da PM (2007-2008), quando 45 coronéis e tenentes-coronéis entregaram seus cargos em um motim inédito na história do Rio e pediram a demissão do secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame.

Marcio Garcia é carioca, tem 36 anos e cresceu no bairro de Irajá, na Zona Norte do Rio. Filho de um oficial da Marinha com uma ex-servidora pública estatual, é casado e pai de João Vitor, de 6 anos. Aos 17 anos, ingressou na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Oficiais do Corpo de Bombeiros, atualmente Academia de Bombeiros D.Pedro II. Atuou no quartel de Irajá e assumiu o comando do Quartel de Bombeiros de Parada de Lucas, sendo depois transferido para o quartel de Guadalupe, onde permaneceu por nove anos. Em 2009, foi coordenador da Defesa Civil de Rio Bonito, e acumulou em 2010 o cargo de coordenador do SAMU do município.

Em 2012, um anos após ter sido preso no movimento que reivindicava melhorias para a categoria, foi escolhido pelos bombeiros como o representante da categoria na disputa à Câmara Municipal do Rio e se elegeu pelo PR com mais de 13 mil votos. “Depois daquele movimento dos bombeiros, era necessário alcançar mais representatividade no Legislativo municipal e escolhemos 18 candidatos a vereador em vários municípios do Rio”, afirmou Garcia, que também participou da
mega passeata de 50 mil pessoas na orla de Copacabana em defesa dos direitos dos bombeiros.

“Depois da prisão e da passeata fui anistiado pela presidente Dilma, antes do (então) governador Cabral. Fui inocentado no Conselho de Justificação dos Bombeiros e sou ficha-limpa!”, relembra Marcio.

Na Câmara Municipal do Rio, Marcio se posicionou claramente a favor da CPI dos Ônibus e contra o
aumento de passagens; é autor de uma emenda à Lei Orgânica do Município — a ser votada ainda em plenário — que acaba com a farra dos vereadores que não comparecem às sessões mas registram presença em ata.24 horas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário