quinta-feira, 3 de julho de 2014

FELIPÃO FAZ TESTES E MUDANÇA NA SELEÇÃO


Clique na foto para ampliá-la
Volante Paulinho foi o escolhido por Felipão para substituir o suspenso Luiz Gustavo contra a Colômbia

No único coletivo realizado na Granja Comary antes do confronto desta sexta-feira contra a Colômbia, pelas quartas de final da Copa do Mundo, o técnico Luiz Felipe Scolari testou mudanças na Seleção Brasileira. A delegação chegou no final da tarde em Fortaleza e hoje treina no estádio Presidente Vargas.

No início da atividade, o técnico tratou de "definir" o substituto do suspenso Luiz Gustavo. O ex-titular Paulinho foi o escolhido para entrar no time e formar a dupla de volantes com Fernandinho. Depois, na parte final, ainda houve tempo para testes: Maicon entrou no lugar de Daniel Alves, mudança ensaiada desde a semana passada, e o zagueiro Henrique entrou na vaga do atacante Fred para atuar no meio-campo, o que mudou o esquema tático da Seleção.

No primeiro tempo do coletivo, apenas um gol: Fred cobrando pênalti. No intervalo, Felipão trocou Daniel Alves por Maicon e Fred por Henrique. Com essa formação, Jô marcou para os reservas, mas Paulinho empatou. Antes do fim da atividade, Ramires substituiu Hulk e a equipe ficou com apenas um atacante: Neymar, que ainda treinou faltas e pênaltis após o treino. 

Apesar dos testes, Felipão não deve fazer mudanças drásticas no time titular. A provável escalação para a partida será Julio César, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Fernandinho, Paulinho e Oscar; Hulk, Neymar e Fred.

Centroavante é o menos acionado do Brasil

O atacante Fred marcou apenas um gol na Copa do Mundo e tem sido alvo de muitas críticas por conta do seu desempenho. Acontece que ele é o jogador entre os titulares da Seleção Brasileira que menos tocou na bola até agora. 

As estatísticas da Fifa mostram que o camisa 9 do Brasil foi acionado em 62 oportunidades nos quatro jogos que disputou. Contra Camarões, foram 24 vezes, o dobro dos jogos contra Croácia e Chile - 12 em cada. Diante do México, a bola chegou a ele em 14 ocasiões. Na comparação com os companheiros de ataque, por exemplo, a diferença fica ainda mais evidente. Neymar recebeu a bola em 161 oportunidades e Hulk, que não enfrentou o México, em 87. 

Além do fato de Fred pouco tocar na bola, chama atenção a forma com que ele tem sido acionado. Os jogadores que mais passaram a bola para ele foram o lateral-direito Daniel Alves e o goleiro Julio César, 12 vezes cada um. 

Como os passes de Julio César são em reposições e tiros de meta, Fred precisou disputar quase 20% dos lances em que foi acionado na Copa com os zagueiros adversários e teve poucas oportunidades de finalizar. 

Em quatro partidas, Fred concluiu em gol nove vezes. Na estreia, ele não teve uma chance sequer diante da Croácia. Em seguida, duas diante do México e cinco contra Camarões. No confronto contra o Chile, finalizou duas vezes contra o gol de Bravo.

David Luiz é o melhor da copa até agora

Nada de Messi ou Neymar. Segundo as estatísticas oficiais da Fifa, o melhor jogador da Copa do Mundo até as oitavas de final foi o zagueiro David Luiz, com nota de 9,79. O defensor brasileiro supera, inclusive, o colombiano James Rodríguez, uma das revelações da competição, que vem em segundo lugar, com 9,74. A lista dos seis primeiros é completada por Benzema (9,7), Robben (9,66), Vertonghen (9,62) e Neymar (9,59). Messi, da Argentina, é apenas o 11º colocado, com 9,45, uma posição abaixo de Thomas Müller, da Alemanha.

A seleção da Copa do Mundo, segundo as estatísticas da Fifa, é formada por Claudio Bravo (Chile, 9,26), Vertonghen (Bélgica, 9,62), Thiago Silva (Brasil, 9,56), David Luiz (Brasil, 9,79) e Djourou (Suíça, 9,5); Lahm (Alemanha, 9,41), Perisic (Croácia, 9,53), James Rodríguez (Colômbia, 9,74) e Di Maria (Argentina, 9,43); Robben (Holanda, 9,66) e Benzema (França, 9,7).

Entre os brasileiros, David Luiz é o único que aparece na seleção da competição desde a primeira rodada. Ao final da fase de grupos, Thiago Silva já fazia parte do time ideal da Fifa. Os demais comandados de Felipão estão mais abaixo: Oscar (9,12), Luiz Gustavo (9,10) e Marcelo (9,08), aparecem respectivamente em 28º, 29º e 30º. Fred (8,99) é 37º, Daniel Alves (8,49) é o 75º. Nenhum outro está entre os 100 melhores. Paulinho (7,66) é apenas 159º, e Fernandinho (6,71), o 272º. Herói contra o Chile, o goleiro Julio Cesar (6,46) está na 303ª posição.O Diário 

Nenhum comentário:

Postar um comentário