quarta-feira, 23 de julho de 2014

Desenvolvimento: Ompetro defende criação de um conselho regional


Objetivo é discutir o desenvolvimento da região e atrair investimentos
 Ascom

Objetivo é discutir o desenvolvimento da região e atrair investimentos

Durante a reunião da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), realizada nesta segunda-feira (21/07), na Câmara Municipal de Rio das Ostras, a presidente da organização, a prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, disse que a principal bandeira da Ompetro sempre será a defesa dos royalties do petróleo. Ela sugeriu a criação de um conselho regional para que se possa discutir o desenvolvimento da região, buscar investidores e atrair investimentos.
“A Ompetro está também tomando um rumo para se discutir a região. Às vezes, se faz lei ou projeto, mas não ouve os municípios, como por exemplo, passar estradas onde não pode. O uso do solo é o prefeito quem decide", destacou Rosinha, ressaltando que quando o prefeito e a sociedades civil organizada são ouvidos, é possível construir e elaborar melhor um desenvolvimento que cause menos impactos aos municípios da região.
Além disso, o presidente da empresa BR Offshore, Ricardo Viana, ministrou uma palestra sobre as dificuldades do desenvolvimento portuário da região. Ele destacou a importância das rodovias e ferrovias, as dificuldades para se implantar portos no país. “De nada adianta fazer o melhor porto do mundo sem acesso terrestre”. O empresário afirmou que a burocracia e a necessidade de dragagem são outros “gargalos”.
Participaram do encontro, os prefeitos de Macaé, Aluízio Júnior; de Rio das Ostras, Alcebíades Sabino; de Cabo Frio, Alair Corrêa; de Búzios, André Granado; e os vice-prefeitos de São João da Barra, Alexandre Rosa; e de Casimiro de Abreu, Pastor Zedequias; e um representante de Quissamã.
AGENDA
A Ompetro definiu que, em setembro, será realizada mais uma reunião, desta vez em Quissamã. No mesmo mês, a organização lançará, durante participação na feira Rio Oil e Gas, de 15 a 18, no Rio, a Cartilha das Profissões, integrando os municípios ligados à Ompetro.
Publicidade

Fonte: REDAÇÃO / ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário