quarta-feira, 16 de julho de 2014

Autopista entrega mais 13 quilômetros de duplicação na BR-101


Usuários contam agora com 33 quilômetros de pista duplicada entre Campos e Macaé
 Divulgação / Marcelo Esqueff

Usuários contam agora com 33 quilômetros de pista duplicada entre Campos e Macaé

A Autopista Fluminense liberou, na tarde desta quarta-feira (16/07), mais 13 quilômetros de duplicação da BR-101/RJ Norte, entre o km 105 e o km 118, na região de Campos. Esse segmento de pista nova foi liberado ao tráfego após a aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Este é o segundo trecho entregue pela concessionária neste ano, totalizando 33 quilômetros de pistas duplicadas na BR-101 RJ, entre as cidades de Campos dos Goytacazes e Macaé. Outros 20 quilômetros foram entregues no mês de Janeiro pela concessionária, na região entre Conceição de Macabu e Macaé.
Muito esperada pela população da região, a duplicação da BR-101/RJ Norte vai proporcionar aos motoristas uma viagem mais segura e confortável, reduzindo o tempo de deslocamento, além de fomentar o desenvolvimento regional, principalmente das comunidades do entorno. As pistas, cada uma com duas faixas de rolamento, são separadas por muretas de concreto, na maior parte de sua extensão. Em segmentos específicos, há canteiro central.
Segundo Odílio Ferreira, diretor superintendente da Autopista Fluminense, ainda no segundo semestre de 2014, outro trecho duplicado será liberado na região. “O foco do grupo Arteris é realizar investimentos visando proporcionar mais conforto e fluidez aos usuários, sempre tendo como prioridade oferecer melhores condições de segurança. Temos como meta entregar mais dez quilômetros de duplicação até o final deste ano, ficando o trecho entre Campos dos Goytacazes e Macaé com 43 quilômetros contínuos de pista duplicada - do Km 100 ao Km 143, exceto o segmento entre o km 118 ao km 121, no distrito de Serrinha, onde aguardamos a liberação das áreas”.
ATENÇÃO À SINALIZAÇÃO PARA MANOBRAS RETORNOS
Nessa região, dois trechos da rodovia estão com sinalização especial de tráfego para realização de manobras de retorno: um no km 110 e outro no km 113, na região de Campos dos Goytacazes. Neste último, a concessionária aguarda a liberação de áreas no entorno para início das obras de construção de um dispositivo em desnível para retorno (viaduto), evitando o cruzamento de veículos na pista. A região está sinalizada, durante 24 horas, e os motoristas devem redobrar a atenção. Outros três dispositivos de retorno serão construídos em regiões próximas: km 101, km 118 e km 122.

ENTENDA A DUPLICAÇÃO DA BR-101 RJ/NORTE
A duplicação de 176,6 quilômetros da BR-101/RJ, entre Rio Bonito e Campos dos Goytacazes, é a maior obra do contrato de concessão assinado entre a Autopista Fluminense e o Governo Federal. Atualmente, a concessionária trabalha em dois trechos para os quais já recebeu as licenças ambientais: entre Campos dos Goytacazes (km 84) e Macaé (km 144), e entre Casimiro de Abreu (km 190) e Rio Bonito (km 261).
Ao todo, serão construídos 27 trevos em desnível (viadutos) e retornos, que vão proporcionar mais segurança nos acessos às cidades, possibilitando todos os deslocamentos para entrar e sair da BR-101, além de permitir manobras de retorno com mais segurança, evitando o cruzamento de veículos na pista.
Publicidade


Fonte: ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário