quarta-feira, 2 de julho de 2014

APÓS SEREM ADIADAS, CIRURGIAS ELETIVAS DO HEMOCENTRO SÃO RETOMADAS


Na maioria das vezes, doações não superam o número de demandas do HFM
 Thiago Macedo / Arquivo Ururau

Na maioria das vezes, doações não superam o número de demandas do HFM

Pacientes que precisavam das cirurgias eletivas (não emergenciais) do Hemocentro Regional de Campos já podem ficar mais tranquilos. As cirurgias que no último dia 12 de junho haviam sido adiadas foram retomadas, devido a estabilidade de doações de sangue no Hospital Ferreira Machado (HFM).
Os tipos sanguíneos O (positivo e negativo) e também o B (positivo e negativo) são os que mais precisam de doações no Banco de Sangue. Segundo a assistente social do Hemocentro, Maria Gonçalves, esta estabilidade de doações devem permanecer e não terem uma recaída.
“Durante a semana estamos com bons estoques de doações, hoje inclusive atingimos 70 doadores cadastrados. O problema começa a acontecer, quando neste período de Copa do Mundo, principalmente nas vésperas e dias de jogos do Brasil, onde o número de doadores são bem menores”, disse Maria acrescentando que por mais que o número de doadores esteja dentro dos limites, a demanda é muito grande já que o Hemocentro atende também a outros 15 municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense.
A assistente social alerta a população para que caso este número de doadores volte a diminuir, as cirurgias eletivas voltarão a serem adiadas. Nesta quinta-feira (03/07) a coleta móvel de sangue estará no município de Quissamã. No próximo dia 10/07 estará em Macaé.
O Hemocentro recebe doações diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h. Para doar é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 Kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. 
Doadores menores de 18 anos devem comparecer ao local acompanhados pelo seu representante legal, preencher formulário próprio, com o consentimento formal do responsável legal, para cada doação, com cópia da identidade oficial do responsável anexada. Candidatos com idade superior a 60 anos só poderão doar se realizaram doações de sangue anteriormente.
COMO DOAR
É preciso não ter comido nada gorduroso nas três horas que antecedem à doação. Recomenda-se apenas a ingestão de café, frutas, sucos, biscoito água e sal ou pão, sempre sem manteiga, margarina, queijo, presunto ou requeijão.
Algumas pessoas não podem doar por terem algum tipo de inaptidão seja ela temporária ou definitiva. As temporárias são estado gripal ou alérgico, virose, certos tipos de cirurgia, gravidez e amamentação. Aqueles que por estes motivos não puderem doar podem fazer em outra oportunidade. As inaptidões definitivas são para pessoas com doenças cardíacas, diabetes com uso de insulina, derrame, entre outras.
Publicidade

Fonte: URURAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário