terça-feira, 15 de julho de 2014

Campos vai ganhar Centro de Atenção Integral à Saúde do Homem

Projeto será apresentado no Conselho Municipal de Saúde nos próximos dias
 Carlos Grevi/Arquivo

Projeto será apresentado no Conselho Municipal de Saúde nos próximos dias

O Dia Nacional da Saúde do Homem foi comemorado nesta terça-feira (15/07) em todo o Brasil. A boa notícia é que o município de Campos vai implantar um Centro de Atenção Integral à Saúde do Homem. O anúncio foi feito pelo vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão. Para isso, a Secretaria de Saúde vai instituir, em parceria com o governo federal, o Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde do Homem.
O projeto será apresentado no Conselho Municipal de Saúde nos próximos dias. O objetivo é estimular o desenvolvimento de ações de saúde voltadas ao público masculino, com base na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem.
"É importante criar um espaço masculino que entenda as especificidades do homem, reconhecendo-o como um sujeito que necessita de cuidados também. Queremos ampliar as ações de promoção, prevenção e assistência à saúde dos homens, desde a atenção básica, articulando-a com o atendimento de média e alta complexidade", afirmou o vice-prefeito.
De acordo com o urologista e coordenador de Saúde do Homem no Hospital Geral de Guarus (HGG), Felipe Dias Martins, a proposta é oferecer consulta médica urológica focada na saúde do homem, com exame físico, e cirurgias ambulatoriais, como vasectomia, hidrocele, postectomia, biopsia de próstata e outras previstas pelo Ministério de Saúde.
Segundo ele, também haverá solicitação de exames laboratoriais (inclusive pré-operatórios) e de imagem e prescrição de medicamentos, acompanhamento pós-operatório ambulatorial e consulta psicológica especializada em disfunções sexuais.
"O Centro de Atendimento à Saúde do Homem se comprometerá em estabelecer vínculos com as redes estadual e municipal, para um melhor fluxo de atendimento aos pacientes. Vamos oferecer principalmente, educação continuada sobre planejamento familiar, tratamento e prevenção das doenças da próstata, planejamento reprodutivo masculino, atenção às disfunções sexuais masculinas, prevenção e tratamento de DST, entre outros", disse o urologista.
Publicidade

Fonte: REDAÇÃO/ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário