quarta-feira, 2 de abril de 2014

TRANSPOSIÇÃO DO RIO PARAÍBA DO SUL É TEMA DE ENCONTRO EM BRASÍLIA


Sidney Salgado do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba representará SJB
 Ururau / Divulgação

Sidney Salgado do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba representará SJB

O município de São João da Barra será representado pelo secretário de Planejamento, Sidney Salgado, em reunião nesta quarta-feira (02/04), em Brasília, com o diretor-presidente da Agência Nacional das Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo. No encontro, marcado para as 14h, será discutida a utilização da água do rio Paraíba do Sul pelo Estado de São Paulo. 
Segundo Sidney, que também é presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul, na oportunidade será entregue ao diretor-presidente da ANA, uma carta de recomendação feita por todos os Comitês da Bacia do estado do Rio de Janeiro. 
Na carta, o Comitê informa que a transposição do rio Paraíba do Sul configura violação das regras de operação vigente. Além disso, explica que caso a intervenção seja efetuada, os impactos sob a Bacia Hidrográfica do rio, envolvem outros municípios, além daqueles incluídos na área de abrangência dos Comitês da Bacia, diminuindo a vazão da Foz.
“O Rio Paraíba do Sul é o principal recurso hídrico do Rio de Janeiro. Ou seja, caso a intervenção seja feita, será colocada em risco a segurança hídrica do Estado. Como a Foz está em São João da Barra, o município será, de longe, o mais prejudicado. Além disso, o processo de erosão de Atafona pode aumentar”, alerta Sidney. 
O documento requer, também, que a discussão seja iniciada e ampliada em todas as instâncias competentes, em especial, nos Comitês de Bacia Hidrográfica, nos Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos dos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo e no Conselho Nacional de Recursos Hídricos.
Publicidade


Fonte: REDAÇÃO / ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário