segunda-feira, 7 de abril de 2014

SOLUÇO PODE SER SINAL DE DOENÇAS NO SISTEMA METABÓLICO E NEUROLÓGICO


Beber água e respirar fundo pode ajudar a parar a reação involuntária
 Carlos Grevi/Mauro de Souza/Arquivo

Beber água e respirar fundo pode ajudar a parar a reação involuntária

Imagina você conversando com um grupo de amigos e de repente começa o “ic ic ic” daquele soluço indesejado. Mais você sabe o porquê soluçamos ou o que leva o organismo a ter essa reação involuntária? Bom, não tem como saber ao certo, mas o soluço está relacionado com outros sistemas do corpo humano como, o neurológico.
De acordo com o gastroenterologista Paulo Hirano, o soluço é uma contração involuntária e intermitente do diafragma e da musculatura intercostal, e suas causas são variáveis. “Pode ser desde o sistema neurológico, alterações metabólicas do organismo e irritações do diafragma, por consequente irritação do nervo frênico. Normalmente eles são ocasionais, mas podem ser também persistentes ou refratários”, detalhou o médico.
As causas do soluço podem ser definidas através de exames complementares como de sangue, endoscopia digestiva, endoscopia pulmonar, tomografias, ressonâncias e outros.
Mesmo não sendo considerado maligno, o que parece inofensivo pode acabar em tratamento se apresentar alteração metabólica, neurológica ou irritação.
“Nesses casos, o tratamento deve ser direcionado a uma dessas doenças de base. Exemplos: causas relacionadas ao sistema nervoso central, com consequente irritação neural, quer seja central, quer seja do nervo vago ou frênico, devemos buscar a causa dessa alteração e tratá-la. Quando for por razões locais, como distensão do estômago por consumo excessivo de alimentos, ou ingestão de bebidas gasosas, ou por aerofagia (engolir muito ar), ou por ingestão de álcool, tabaco, entre outros, devemos nos abster dessas causas. Devemos evitar o estresse também. Se tivermos doenças com alterações metabólicas importantes como diabetes, insuficiência renal ou infecções, também devemos tratá-las” explicou o gastroenterologista.
Para não precisar de nenhum tipo de tratamento é recomendado evitar o estresse e o cigarro. Alguns tipos de medicamentos também auxiliam no controle do soluço como o metoclopramida e clorpromazina.
VALE TUDO PARA ACABAR COM O SOLUÇO
“Está com soluço? Põe um pedacinho de algodão molhado na testa que passa ou toma 10 golinhos de água um atrás do outro que também resolve". “Respirar fundo também é uma boa opção”. Esses são alguns conselhos popularmente conhecidos.
Para o gastroenterologista, essas medidas não são mitos e podem sim ajudar. “No respirar fundo e forçar o ar contra uma resistência, respirar em saco plástico, elas visam, na verdade, elevar o nível de gás carbônico no organismo, priorizando seu equilíbrio e abolindo, assim, o soluço. Essas medidas podem, sim, ajudar. A ingestão de água gelada e o gargarejo com esta água também estimulam o mecanismo de percepção do sistema nervoso, inibindo o soluço. A compressão do diafragma também facilita esse mecanismo, diminuindo a contração”, finalizou.



Fonte: URURA
U

Nenhum comentário:

Postar um comentário