sábado, 12 de abril de 2014

PREFEITURA DE SJB SANCIONA LEI DE PROGRAMA DE SAÚDE DO TRABALHADOR


Objetivo principal é transformar o município em um centro de excelência
 Reprodução

Objetivo principal é transformar o município em um centro de excelência

Em São João da Barra foi sancionada a lei nº 296/2014, que dispõe sobre a operacionalização e funcionamento do Programa de Saúde do Trabalhador. O trabalho visa, através de ações de vigilância epidemiológica e sanitária, a promoção e proteção de saúde dos trabalhadores, assim como a recuperação e reabilitação da saúde dos profissionais submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.
Segundo a enfermeira do trabalho da Secretaria Municipal de Saúde, Solange Chagas, após a sanção da lei, o objetivo principal é transformar o município em um centro de excelência e referência técnica-científica em saúde do trabalhador na região.
“O objetivo geral é promover e recuperar a saúde dos trabalhadores urbanos e rurais, independente do vínculo empregatício, buscando um tratamento com mais igualdade, maior solução para os casos relacionados à saúde do trabalhador. Assumiremos a função de suporte técnico e científico deste campo do conhecimento, considerando as diretrizes da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST)”, ressaltou.
Dentro deste contexto, o Programa objetiva seis ações para alcançar a excelência da área: apoiar a formulação e execução de políticas em saúde do trabalhador; promover a atenção integral à saúde dos trabalhadores no SUS; sistematizar as informações para subsidiar a tomada de decisões nas ações de prevenção, promoção e vigilância; investir na educação permanente dos profissionais do SUS; fomentar a comunicação e educação popular e estimular as parcerias e ações intersetoriais para melhor enfrentamento das questões que envolvem a saúde do trabalhador.
A equipe será formada pelo coordenador geral do programa, enfermeiro, médico, engenheiro e técnico de segurança, todos da área do trabalho. Um auxiliar de enfermagem e um agente administrativo também vão compor o grupo.
“Vale lembrar que estaremos trabalhando interligados com os postos de saúde do município, para que sejam identificados, investigados e notificados, quando confirmados, os casos de doenças, agravos e/ou acidentes relacionados ao trabalho”, finalizou Solange.



Fonte: REDAÇÃO / ASCO
M

Nenhum comentário:

Postar um comentário