sábado, 12 de abril de 2014

OPERAÇÃO LAVA JATO DA POLÍCIA FEDERAL FAZ BUSCAS NA SEDE DA PETROBRAS


Em Macaé, agentes fizeram busca e apreensão na Estatal e Ecoglobal Ambiental
 Reprodução

Em Macaé, agentes fizeram busca e apreensão na Estatal e Ecoglobal Ambiental

A polícia federal deflagrou nesta sexta-feira (11/04) com buscas na sede Petrobras, no Rio de Janeiro, mais uma etapa da Operação ‘Lava Jato’, que desarticulou uma organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro, suspeita de movimentar mais de R$ 10 bilhões.
De acordo com a PF, a ação tem como objetivo obter documentos que auxiliem nos trabalhos de investigação iniciados com a operação, que foi batizada de Lava Jato porque o grupo usava uma rede de lavanderias e postos de combustíveis para movimentar os valores.
Nesta sexta-feira a PF executou 23 mandados de prisão, além de buscas e apreensão em Macaé, Niterói, em Campinas e ainda em São Paulo. Foram cumpridos ainda dois mandados de prisão temporária, seis de condução coercitiva (quando o suspeito é levado a depor), e 15 de busca e apreensão de documentos.
Em Macaé, os agentes executaram os mandados na empresa Ecoglobal Ambiental e no setor de contabilidade da Petrobras, no Parque de Tubos, onde chegaram por volta das 13h30 e permaneceram por cerca de uma hora.
INVESTIGAÇÃO
Durante a primeira fase da operação, iniciada em 17 de março, foram cumpridos 24 mandados de prisão e 15 de condução coercitiva, além de 81 mandados de busca e apreensão, em 17 cidades.
Entre os detidos na primeira fase estão o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef. Também foram apreendidos veículos de luxo e grande quantia de dinheiro em moeda nacional e estrangeira - dólares e euros.
A organização contava com quatro grupos que tinham à frente doleiros que lucravam com câmbio paralelo ilegal, mas também praticavam crimes como tráfico de drogas, exploração e comércio ilegal de diamantes e corrupção de agentes públicos, entre outros.
Juntos, os grupos movimentaram mais de R$ 10 bilhões nos últimos três anos, de acordo com informações do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), do Ministério da Fazenda.
NOTAS OFICIAISA assessoria da Petrobras e a Polícia Federal divulgaram notas retratando as ações ocorridas nesta sexta-feira.
Nota à Imprensa - Operação Lava Jato
Brasília/DF – Em referência aos mandados cumpridos hoje, 11/4, no contexto da Operação Lava Jato, a Polícia Federal informa:
1 – A Justiça Federal no Paraná expediu mandados de intimação prévia para que a Petrobrás apresentasse documentos. Como houve colaboração, não foi necessário o cumprimento de mandados de busca e apreensão para o êxito na obtenção desses papéis;
2 – A Presidência da Petrobrás colaborou com os policiais federais apresentando os documentos, que foram apreendidos e contribuirão para a continuidade das investigações.
Comunicado à Imprensa
A Petrobras recebeu hoje (11/4) e cumpriu imediatamente Ordem Judicial para entregar documentação referente a uma específica contratação.
A Ordem Judicial foi expedida pela Seção Judiciária do Estado do Paraná.
Um delegado e três agentes da Polícia Federal foram recebidos pela presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, em uma sala de reunião. Imediatamente, a presidente acionou a Gerência Jurídica da companhia para tomar todas as providências, com vistas ao cumprimento da Ordem Judicial.



Fonte: REDAÇÃ
O

Nenhum comentário:

Postar um comentário