quinta-feira, 10 de abril de 2014

ESTRUTURA COMPROMETIDA DE UM PRÉDIO EM CAMPOS PREOCUPA MORADORES


Segundo os condôminos, problema já vem se arrastando por um ano
 Gerson Gonçalo

Segundo os condôminos, problema já vem se arrastando por um ano

Moradores de um edifício, no Centro de Campos, estão temerosos e preocupados com um problema que já vem se arrastando por um ano. De acordo com os proprietários, parte da estrutura da cobertura do prédio está comprometida. Em janeiro deste ano, um pedaço de concreto, pesando aproximadamente 30 quilos, caiu deixando todos apreensivos, já que por sorte o objeto não atingiu um morador, ou até mesmo um transeunte.
A equipe do Site Ururauesteve no Edifício Dubai, que fica localizado na Rua Lions Club, na Avenida 28 de Março, e constatou o problema. O ex-síndico do local, Rubem Antônio de Moura Júnior, disse que o primeiro transtorno aconteceu em março do ano passado, quando uma forte chuva caiu sobre a cidade e deixou os apartamentos do 8° andar alagados.
Na época, de acordo com ele, a construtora responsável pela obra, a Naked Engenharia, constatou que as telhas estariam fora do lugar, e que a mesma, iria ressarcir os moradores que tiveram prejuízos, como móveis molhados e eletroeletrônicos danificados por causa da água, além de consertar o problema.
Acontece que, segundo Rubem, até hoje, um ano depois, nada foi feito por parte da construtora. E a situação pode piorar, já que parte da estrutura da cobertura ameaça desabar. “Eu estava no meu apartamento, que fica no 4° andar, quando ouvi um barulho. Desci para ver, pois pensei que fosse um acidente de transito, mas quando vi era um pedaço de concreto que havia caído no chão, no portão da garagem. Fiquei assustado, pois poderia acontecer uma tragédia, já que pessoas passam por aqui e moradores entram constantemente com seus veículos”, contou. 
O ex-síndico ainda revelou que os problemas costumam aparecer sempre que chove. “Toda vez que chove cai pedaços de gesso da estrutura que está comprometida. Eles [construtora] estão cientes do problema, mas nada fazem para resolver”, lamentou.
Rubem revelou que na época em que o pedaço de concreto caiu, a construtora já havia sido avisada que o acidente poderia acontecer, mas mesmo assim, segundo ele, nada fizeram. “Eu era o síndico naquela ocasião e os alertei. Se aquilo caísse em cima de alguém com certeza mataria na hora. O prédio tem dois anos e está atravessando uma série de coisas que está ocasionando problemas estruturais ao local. Se bater uma chuva de vento muito forte, derruba tudo”, disse preocupado. 
Procurado pela equipe do Site Ururau o sócio gerente da Naked Engenharia LTDA, Ronaldo Naked, disse que o telhado, parte do edifício reclamada pelos condôminos, está em ordem, e que nenhuma pendência foi deixada pela construtora no prédio. “Eu entreguei o telhado sem problema algum. Acontece que, sobe gente lá para realizar serviços de instalação de antenas e acabam danificando a estrutura do local. Mas, da nossa parte está tudo resolvido”, afirmou.
ADVOGADO DÁ DICAS DE COMO OS MORADORES DEVEM AGIR DIANTE DESSA SITUAÇÃODe acordo com o advogado de Defesa do Consumidor, Flávio Gomes, toda construtora tem que dar a garantia aos condôminos de cinco anos da estrutura do prédio. Ainda segundo ele, nesse caso, seria necessária uma inspeção de um perito a fim de constatar se foi um problema de má construção ou provocado por terceiros.
“Assim que sair o laudo da perícia, e for constatado que o problema foi provocado pela má construção, eu aconselho os condôminos a marcarem uma reunião extraordinária com os moradores e a construtora para deliberar o que foi feito, e posteriormente notificar, junto ao poder judiciário, a empresa propondo uma ação de obrigação e fazer. Sendo assim, a construtora terá de reparar o que está errado, e se for o caso, ressarcir algum dano ocasionado ao morador”, informou o advogado.



Fonte: KELLY MARI
A

Nenhum comentário:

Postar um comentário