segunda-feira, 7 de abril de 2014

ESTADO REALIZÁ DIA DE CAMPO SOBRE O CULTIVO DO ABACAXI EM CAMPOS


Aproximadamente 100 agricultores participarão do evento no município
 Divulgação

Aproximadamente 100 agricultores participarão do evento no município

O Programa Frutificar, da Secretaria Estadual de Agricultura, promove na próxima quarta-feira (09/04), a partir das 13 horas, o Dia de Campo "O Cultivo do Abacaxizeiro", em Campos. Um dos objetivos do encontro é mostrar o grande potencial da cultura como geradora de empregos e aumento da renda dos agricultores.
Com apoio da Emater-Rio, o evento será realizado na localidade de Alto da Areia, que fica no km 5 da estrada que liga Mineiros à Barra do Furado, em frente a escola Municipal Tierry Romero Ribeiro Gomes. O acesso se dá pela RJ 256, Campos X Farol.
Aproximadamente 100 agricultores familiares das localidades de Alto da Areia, Correnteza, Olhos D’Agua, Grama, Caboio, São Martinho e Retiro, que produzem a fruta de forma tradicional, utilizando baixo nível tecnológico e sem acesso as modernas técnicas de produção, participarão do Dia de Campo.
Segundo o coordenador do Programa Especial de Fomento da Secretaria, Ronaldo Soares, atualmente, a produtividade média do grupo está em torno de 25 a 30 toneladas/ha da fruta, podendo atingir até 50 toneladas por hectare, caso sejam adotadas técnicas de manejo como seleção de mudas, adubação, tratamento fitossanitário, indução artificial das inflorescências e irrigação.
“Neste encontro pretendemos mostra a possibilidade de antecipação da colheita de 20 meses para 12 meses, proporcionado pela técnica da irrigação, ainda não utilizada pela maioria, bem como, a importância de adotar modernas tecnologias visando o aumento da produtividade. A prestação de assistência técnica pelos profissionais da Emater-Rio durante todas as fases da cultura e a orientação de como obter o apoio do Programa Frutificar também serão temas abordados”, destacou.
A programação prevê a apresentação de palestras sobre a Atuação do Programa Frutificar, Preparo do Solo e Plantio, Controle de Pragas e Doenças, Nutrição e Irrigação.
Publicidade



Fonte: REDAÇÃO / ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário