quinta-feira, 24 de abril de 2014

COPA: CIDADES-SEDE TERÃO FERIADOS NOS DIAS DE JOGOS


Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza e Recife decretaram feriados nos dias de jogos da Copamaracanã novo capa

Das 12 cidades que receberão jogos da Copa do Mundo entre junho e julho deste ano, apenas quatro decidiram decretar feriado nos dias das partidas: São Paulo,Rio de Janeiro, Fortaleza eRecife (veja detalhes de cada cidade-sede ao final). A escolha fica a cargo dos governos estaduais e municipais e a situação permanece indefinida apenas em Manaus e Porto Alegre.

De acordo com a Lei Geral da Copa, “os estados, Distrito Federal e os municípios que sediarão os eventos poderão declarar feriadoou ponto facultativo nos dias de sua ocorrência em seu território”. 

Na primeira fase, a seleção entra em campo nos dias 12, 17 e 23 de junho. 

Caso o Brasil avance até a fase final da competição, outros quatro dias podem ter alterações no regime de trabalho: 28 ou 29 de junho, 4 ou 5 de julho, 8 ou 9 de julho e 12 ou 13 de julho, dependendo da trajetória da seleção.

Apenas em Brasília e Salvador não haverá nem feriado, nem ponto facultativo.

Já Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba e Natal decidiram pelo ponto facultativo nos dias de jogos na cidade. Em Manaus e Porto Alegre, a questão ainda não foi definida.

Vale lembrar que feriados servem para todo mundo, tanto funcionários públicos quanto da iniciativa privada. Quando permitido por lei, quem trabalhar no feriado deverá ser recompensado por isso, o que não acontece com dias de ponto facultativo, quando as empresas podem funcionar normalmente sem pagar nada a mais ao trabalhador.

O governo federal ainda não decidiu se haverá feriados nacionais, o que imporia os dias parados para todo o país. A medida está em estudo.

Mas em relação aos servidores federais, haverá dispensa a partir de 12h30 em todos os dias de jogos do Brasil. Essas horas, porém, deverão ser recompensadas depois.24 horas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário