domingo, 13 de abril de 2014

ACONTECE O EXERCÍCIO SIMULADO DA SHELL EM BARRA DO ITABAPOANA


  1. No dia 11 de abril, teve início às 7h, na foz do rio Itabapoana, o Exercício Simulado da Shell. O evento demonstrou práticas em situações de derramamento de óleo, através da mobilização de recursos (pessoas e equipamentos)e da aplicação de técnicas de limpeza e proteção da costa.
  2. O objetivo é testar a estratégia de proteção a uma área sensível, verificar se os equipamentos são suficientes e se as pessoas estão devidamente treinadas.
  3. Como uma das formas de envolver a comunidade local, a Shell contratou moradores da região para a atuação de mão de obra para a limpeza dos locais onde ocorreu o simulado.


  4. No total, cerca de 120 pessoas, em sua maior parte da classe pesqueira, e 12 embarcações locais foram selecionadas. Um dos critérios da pré-seleção foi que o candidato seja maior de 18 anos e, de preferência, faça parte da classe pesqueira - pois terão mais conhecimento das tarefas que serão realizadas.
  5. Entre os dias 07 e 10 de abril os participantes estiveram participando de treinamentos teórico e prático visando a preparação para o dia do Simulado.
  6. O Exercício Simulado não gera nenhum tipo de contaminação, trata-se de uma simulação. Foi realizado apenas como exercício e não foi lançado nenhum tipo de material poluente no ambiente como óleo, isopor ou outros.
  7. Muitas pessoas da região assistiram ao evento, e tiveram uma recomendação de que banhistas mantivessem distância segura do local, já que houve grande movimentação das equipes e equipamentos durante a atividade, e  ainda poderia provocar alteração nas rotas de embarcações no rio e gerar um aumento do tráfego de veículos na região o que ocorreu.

  8. Para colaborar com a realização da atividade, a Shell contou com duas empresas: a SOMA - Desenvolvimento & Meio Ambiente, responsável pela mobilização de recursos locais e comunicação do evento e a Hidroclean, consultora técnica e que fez a operação do exercício.
  9.        

  10. Juntas, elas vêm atuando na região, entrando em contato com diversas lideranças e instituições locais, como Prefeitura, Bombeiros e Colônias de Pescadores, além da comunidade, para envolvê-los diretamente no Simulado.

  11. Nos dias 10 e 11 de abril foram montadas duas tendas de informações para o público, uma na ponta da Praia das Neves e outra no Coreto da Praça de Barra do Itabapoana, em frente à Igreja de São Sebastião, que tirou dúvidas da população. 

  12. Informações também ocorreram através do Fale Shell, pelo 0800 727 5270 e pelo e-mail fale@shell.com.
  13. Show Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário