sábado, 17 de agosto de 2013

PACIENTES CONVIVEM COM ÁGUA DE FOSSA NA UPA 24 HORAS EM CAMPOS

Pacientes convivem com água de fossa que invade pátio da UPA em Guarus

Segundo um funcionário o problema começou acontecer há dois meses
 Carlos Grevi

Segundo um funcionário o problema começou acontecer há dois meses

Além do problema de saúde, pacientes que procuram atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no distrito de Guarus, têm que conviver com o vazamento de uma fossa, cuja água poluída invade o pátio da unidade de saúde.
Persistindo há cerca de dois meses, o problema já se tornou rotina no dia-a-dia da UPA. Além de agente de apoio da emergência, Luciano Ferreira assumiu a função de fiscal. Desde quando o problema surgiu, ele usa tábuas para impedir que os pacientes pisem na poça. Segundo Luciano, essa foi a única maneira que encontrou para amenizar a situação.
“A UPA é um contêiner com ar condicionado, agora você imagina se todos pisassem na água suja e entrassem na sala, aquela poluição ficaria circulando no ambiente o tempo inteiro agravando ainda mais a saúde das pessoas. Primeira coisa que faço quando chego é improvisar o caminho como posso”, contou.
Luciano acrescentou que apesar do vazamento, uma empresa terceirizada que presta serviço ao estado esgota a fossa todos os dias. “Antes o vazamento acontecia de uma a duas vezes na semana, mas de dois meses pra cá o escoamento acontece todos os dias. Quando percebemos a água vazando o pessoal responsável chama o caminhão para resolver o problema. Para mim isso só vai se resolver quando o real problema for detectado”, finalizou.
A autônoma Luciana Pereira cruzou a cidade para levar sua filha, a pequena Sophia Pereira para fazer um exame de sangue e quando chegou a primeira coisa que a chamou atenção foram as tábuas no meio do caminho.
“Cheguei com minha filha com a saúde boa, mas não sei se vou voltar na mesma situação. Essa água imunda no caminho gera doenças e piora ainda mais a saúde de pessoas doentes. Isso é um desrespeito com todos nós”, desabafou.
A equipe de reportagem do Site Ururau tentou entrar em contato com a assessoria de imprensa da Unidade de Pronto Atendimento, mas até a postagem dessa matéria não fomos atendidos.


Fonte: URURAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário