sábado, 3 de agosto de 2013

JIBOIA APREENDIDA EM JURUBATIBA E PÁSSAROS EM ITAPERUNA

Jiboia apreendida em Jurubatiba e pássaros apreendidos em Itaperuna

Réptil, pesando 20 quilos, foi levado para a sede da Guarda Ambiental, no Horto
 Moises Bruno/Divulgação

Réptil, pesando 20 quilos, foi levado para a sede da Guarda Ambiental, no Horto

Uma jiboia de quase três metros, pesando em torno de 20 quilos, foi resgatada pela equipe da Guarda Ambiental em residência no Sol y Mar. O comandante da Guarda Ambiental, Madson Nazareno Pereira, disse que a equipe foi ao local atendendo ao chamado dos moradores da residência.
Madson explicou que a cobra não é peçonhenta, mas assusta, principalmente no caso da que foi resgatada, já que é grande e forte. Ele disse que a jiboia foi levada para a sede da Guarda Ambiental, no Horto, na antiga Macaé\Glicério, km 1, onde foi examinada por biólogo e veterinário que constataram seu bom estado de saúde. Após os cuidados, na quinta-feira (1º/08), foi feita a soltura do animal em seu habitat natural na região. 
Na tarde do mesmo dia, atendendo a ligações telefônicas, a guarda foi na região da área de amortecimento do Parque Nacional de Restinga de Jurubatiba, em Cabiúnas, para combater incêndio, com ações que tiveram êxito.
O comandante esclareceu que com focos de incêndio surgindo em vários pontos, como esse em área de conservação ambiental, a Guarda Ambiental vem realizando monitoramento na região e alerta que as queimadas, que são crimes ambientais, acontecem em todo o município, principalmente em época de seca.
EM ITAPEURNA
Policiais de Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) do Parque Estadual do Desengano, em Santa Maria Madalena, apreenderam, nesta quinta-feira (01/08), 40 pássaros da Fauna Silvestre Brasileira que estavam sendo criados em cativeiro, em Itaperuna, no Noroeste Fluminense.  Um homem foi detido e encaminhado juntamente com as aves para a 143ª Delegacia Legal. 
Entre as espécies apreendidas estão um papagaio; 11 coleiros; três sanhaçus; um gaturama; dois tico ticos; sete canários da terra; dois azulões; um melro; um trinca-ferro; dois catatais; um boiadeiro; uma cigarrinha; dois estrelinhas (coleiro do brejo); um cardeal; duas sabiás; um galo da serra e uma maritaca, os quais se encontravam acondicionados em 36 gaiolas e dois viveiros de arame. 
O responsável pelo local J.A., foi detido por não possuir autorização do órgão ambiental competente para manter os animais em cativeiro. Ele foi autuado no artigo 29 da Lei 9.605/98.
Após apresentação na 143ª DL e pericia feita por peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), J.A., ficou como fiel depositário do papagaio, maritaca e dois viveiros. Os demais pássaros e gaiolas apreendidas permaneceram em cartório da delegacia para posterior destino.


Fonte: REDAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário