sábado, 3 de agosto de 2013

FISCALIZAM DE CAMINHÃO DE CANA EM SÃO FRANCISCO

Inea e Grupamento Ambiental fiscalizam caminhões de cana em SFI

Agentes estão fiscalizando o cumprimento da Lei das queimadas
 Vagner Basilio

Agentes estão fiscalizando o cumprimento da Lei das queimadas

Agentes do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e do Grupamento Ambiental da Guarda Municipal de São Francisco de Itabapoana realizaram na manhã desta sexta-feira (02/08), na RJ 196, que dá acesso ao Espírito Santo, uma operação de fiscalização de caminhões de cana.
O trabalho que foi realizado no posto da Usina Paineiras, na localidade de Batelão de Barra teve como objetivo verificar se os produtores estão ou não cumprindo a Lei Estadual 5.990/11 que prevê que até 2020, todas as indústrias de cana-de-açúcar devem estar preparadas para colher 100% do seu produto de forma mecânica, extinguindo as queimadas.
O engenheiro agrônomo do órgão estadual, Paulo Jorge Xavier, responsável pelo programa de redução da queima da cana disse que em Campos, a redução da queima está acontecendo conforme previsto, já em São Francisco, houve denúncias de que o mesmo controle não estaria sendo feito.
Thiago da Silva Ribeiro, fiscal da Usina Paineiras, explicou que o trabalho dele no local se resume em verificar as notas fiscais e inspecionar a qualidade da cana quanto ao excesso de palha. Segundo ele, um fiscal atuaria na colheita da cana, nos canaviais, e passaria a tonelada que cada caminhão iria transportar. Antes de cruzar a divisa, todos os caminhões param obrigatoriamente no posto para a verificação da carga.
O motorista de caminhão Cleoni da Silva disse que só transporta carga regularizada, mas desconhece a maneira como é feita a queima nas propriedades.
A Usina Paineiras é a única do Espírito Santo que recebe a cana de açúcar, não só de São Francisco, mas de vários municípios da região como Campos e Bom Jesus. No posto fiscal foi recolhida a listagem de fornecedores que será confrontada com a listagem de fornecedores cadastrados do Inea.
 



Fonte: REDAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário