quinta-feira, 22 de agosto de 2013

DIA D : POLOS PARA ATUALIZAR AS CADERNETAS DE VACINAÇÃO DAS CRIANÇAS


Serão oferecidas as vacinas BCG, hepatite B, penta, febre amarela, entre outras
 Ururau/Arquivo

Serão oferecidas as vacinas BCG, hepatite B, penta, febre amarela, entre outras

A Campanha Nacional de Multivacinação para atualização do esquema vacinal ocorrerá de 24 a 30 de agosto. O Dia D de mobilização abrirá a campanha no próximo sábado (24/08) e, para isso, foi montada uma estratégia de atendimento que vai facilitar a vida da população: 58 unidades de saúde vão oferecer as doses das 8h às 17h. 
O vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Doutor Chicão fará abertura da programação no Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA) polo 2, na Avenida 28 de Março. O objetivo, segundo ele, é atualizar as cadernetas de vacinação das crianças menores de 5 anos – cerca de 32 mil em Campos -  ofertando todas as vacinas do calendário básico de vacinação. 
A medida visa aumentar a cobertura vacinal das crianças desta faixa etária, diminuindo o risco de transmissão de doenças que podem ser evitadas. “As únicas contraindicações são: febre, diarreia e vômitos; uso de corticosteroides como prednisona, por exemplo; imunodeficiência congênita ou adquirida; e portadores de neoplasia maligna”, destacou.
De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, serão oferecidas as vacinas BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche). “Não se trata de segunda etapa da campanha da polio e, sim, multivacinação. Desde o ano passado a vacina contra a pólio é oferecida em dose única”, explicou Charbell.

Nenhum comentário:

Postar um comentário