terça-feira, 20 de agosto de 2013

COM 190 MIL VEÍCULOS,CAMPOS BUSCA REORGANIZAR TRÂNSITO


Licitação do transporte público é uma das mudanças pontuais para trânsito de Campos
 Carlos Grevi / Mauro de Souza

Licitação do transporte público é uma das mudanças pontuais para trânsito de Campos

O trânsito em Campos tem vivido uma grande transformação. Com o aumento populacional e crescimento econômico da região, a tranquilidade das ruas aos poucos dá lugar ao tráfego intenso como das grandes cidades. Objetivando reduzir os impactos causados por esse crescimento desenfreado, o Instituto Municipal de Trânsito e Transportes de Campos (IMTT) está realizando uma série de ações para melhorar as condições do trânsito na cidade.
A opinião de motoristas, pedestres e ciclistas é unânime: o trânsito de Campos está cada vez mais confuso. E grande causa disso é  falta de consciência dos próprios. Além do excessivo número de veículos, o grande problema apontado pelo presidente do IMTT, Álvaro Oliveira, é o frequente desrespeito à sinalização.
Por conta dessas dificuldades, a cidade está recebendo novas sinalizações, intervenções e também campanhas de conscientização, tudo isso com o objetivo de melhorar as condições de tráfego .
“Está sendo feito um tratamento de sinalização vertical e horizontal em toda cidade. As grandes vias estão todas pintadas e as que não estão vão ser pintadas e sinalizadas com pintura horizontal que é no chão e vertical que é a colocação das placas”, afirma Álvaro.
Uma ação pertinente que também está sendo realizada é a sinalização próximo as escolas. “Em frente as escolas essa sinalização é mais percebida porque o Código de Trânsito dá um  tratamento diferenciado, então toda aquela pintura que tem na frente das escolas é prevista no Código de Trânsito. Tem que colocar o limite da velocidade máxima e placas informando que é a faixa de pedestres”, completa.
Segundo o Departamento de Trânsito (Detran-RJ), atualmente Campos conta com cerca de 156 mil  veículos, entre automóveis, ônibus e motos. Somando todos os veículos licenciados, como caminhões, ciclomotores, ônibus de turismo e outros, esse número sobre para 190 mil veículos.
Com o intuito de desafogar as vias o IMTT criou a “Onda Verde”, que é a sincronização dos semáforos das avenidas com maior fluxo. Os sinais ficam todos verdes sincronizadamente e quando um fecha, todos fecham também dando mais fluidez ao trânsito.
De acordo com Álvaro Oliveira, a “Onda Verde” é o primeiro passo para a criação da Central de Monitoramento de Trânsito. “O primeiro passo para criarmos o Centro de Monitoramento de Trânsito foi a criação da onda verde em algumas vias da cidade para futuramente poderá se estender para outras vias. Nós temos na Arthur Bernardes, na 28 de março, na Formosa, Saldanha Marinho, na Alberto Torres, e algumas outras. O segundo passo é trocar os semáforos, nós já trocamos vários semáforos de Campos por aqueles contadores e esses sinais estão todos interligados e nós vamos ter uma central que irá perceber quando o sinal de trânsito estiver com defeito em tempo real. Esses dois momentos foram os primeiros passos para a Central de Monitoramento, os próximos passos terão que ser licitados”, aponta.
Mesmo com toda essa frota, o sistema de transporte público não é suficiente. Segundo Álvaro, o número de usuários é maior do que o número de ônibus oferecidos. Atualmente são 306 ônibus para atender cerca de 100 mil passageiros diariamente.
LICITAÇÃO
Foi publicada na última sexta-feira no Diário Oficial (16/08) a licitação do transporte coletivo de Campos. Segundo Álvaro ela tem um prazo legal de 45 dias e acabando tem um prazo de troca de sistema.
Ele ainda afrima que a licitação irá reduzir o volume de trânsito em até 30% no centro da cidade. "Com ela nós vamos ter toda parte de linhas completamente modificadas, é nossa intenção e previsão com os estudos é que a gente consiga diminuir o fluxo de ônibus no centro da cidade em até 30% só utilizando linhas, porque hoje nós constatamos que 60% das linhas dos ônibus trafegam na mesma linha, ou seja, são linhas sobrepostas. Então nós vamos criar novas linhas, linhas ligando a bairros a bairros, linhas circulares, essa é uma forma de otimização de ônibus. Hoje as ruas de Campos conta com 306 ônibus e após a licitação ele vai para 375 ônibus", afirma.
Ele destaca que após a licitação dos ônibus, haverá a licitação das vans. “Elas também precisam ser disciplinas e licitadas. A van, que eu costumo chamar de transporte complementar, veio e tem que ficar porque ela é necessária, mas é necessária conforme previsão porque ela foi criada para alimentar o sistema e para ser parte do sistema, ela não pode ser um ônibus, ela tem que ser parte integrante do sistema e não circular como ônibus”, finaliza.
FISCALIZAÇÃO
Sobre a fiscalização, o presidente do IMTT ressalta que ela é feita constantemente. “Nós estamos fazendo uma série de fiscalizações conjuntas com a Guarda Municipal, tentando ver quem está cadastrado, quem não está e cada dia mais dar não só um conforto, uma segurança maior para o cidadão, para quem precisa tanto do táxi quanto da van”, frisa.
VAGAS PARA IDOSOS E DEFICIENTES FÍSICOS
De acordo com Álvaro foram criados estacionamentos para idosos e deficientes físicos, além de vagas para motos na área central da cidade. “Já facilitamos a vida dos motociclistas, hoje são 130 vagas de motos no centro de campos, tem oito vagas de idosos na subida da 21 de abril e quatro vagas de deficiente físico perto do correio.
Ele também ressalta a importância das ciclovias. “Nossa meta é aumentar o número de ciclovias na cidade, antes existiam 16 km e hoje nós temos 45 km de ciclovias pela cidade, a Formosa e a Saldanha Marinho terão ciclo faixas. Agora nossa próxima intenção é colocar alguns bicicletários no centro”, promete.
Para as vagas de idosos e deficientes físicos é necessário que a pessoa que estacione tenha o cartão que é emitido pelo IMTT, que é previsto pelo Código Nacional de Trânsito. O cadastro é feito na cede do IMTT situada a Rua Barão da Lagoa Dourada, 137, Centro.
CONSCIÊNCIA NO TRÂNSITO
O grande vilão do trânsito hoje é a falta de conscientização. Segundo pesquisa realizada pelo IMTT a maior infração é o avanço de sinal. “As pessoas em Campos não tem consciência de trânsito, porque está tudo bem sinalizado e ainda assim as pessoas não respeitam. A maior infração em Campos é o avanço de sinal, é o maior índice de multas que a gente tem. O segundo maior índice é parada irregular, basta passar na frente dos colégios que você vai ver. Todo mundo quer jogar a culpa no poder público, mas as pessoas mesmo não respeitam.  
Visando melhorar essas questões, o IMTT possui um setor de educação no trânsito. “Nós temos um setor de educação no trânsito, vamos bater firme em ações para educação no trânsito, temos uma campanha em parceria com a Fundação do Menor, para que eles atuem junto com os guardas entregando uma cartilha informativa nas ruas”, explica Álvaro.
Por todos esses aspectos apresentados, o trânsito é uma questão de disciplinas e regras. Respeitar os semáforos, não estacionar em local proibido, atravessar a rua na faixa de pedestres são atitudes que fazem o trânsito melhor e consequentemente melhora a qualidade de vida de quem precisa dele.


Fonte: STELLA FREITAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário