sexta-feira, 23 de agosto de 2013

AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATE O TRANSPORTE PÚBLICO EM SÃO FRANCISCO

Audiencia Pública na Câmara de SFI para debater transporte público


A Câmara de São Francisco de Itabapoana fará Audiência Pública na próxima terça-feira, 27 de agosto, às 14 horas, para debater o transporte público no município. A expectativa é que representantes de empresas de ônibus, transporte alternativo, Entransfi, Detro-RJ, vereadores e a comunidade debatam problemas e soluções para o transporte público em São Francisco.

Os sanfranciscanos têm relatado à Rádio São Francisco inúmeros problemas. Como é o caso de comunidades mais longínquas como Deserto Feliz e Santa Luzia, onde o transporte coletivo é escasso. São Francisco de Itabapoana tem linhas municipais legalizadas com vans e ônibus, entretanto os legalizados reclamam da invasão do transporte clandestino, que não pagam os impostos. 

Há também muitas dificuldades quanto ao transporte aos sábados, domingos e feriados. A tarifação fixa no transporte municipal de vans também tem sido motivo de revolta. Moradores da Volta da Figueira, comunidade no entorno de São Francisco, têm relatado que pagam R$ 2,50 para se locomoverem até São Francisco, tendo que pagar o mesmo preço de quem embarca em Gargaú, e também se desloca a São Francisco. Para se ter uma noção do contrassenso, basta verificar a distância entre Gargaú e o Praça do Centro de São Francisco que é de 14 quilômetros; já entre Volta da Figueira e a Praça do Centro de São Francisco a distância é de três quilômetros.

Outro problema são as vans que fazem o transporte intermunicipal, na grande maioria sem a legalização. O Detro-RJ, como órgão fiscalizador, tem feito várias blitzes coibindo a clandestinidade. Entretanto cabe ao Detro também planejar, conceder e regulamentar todas as ações que envolvem este serviço. Mas na linha São Francisco a Campos a legalização do transporte alternativo não avançou ao longo dos últimos anos. O resultado é o descaso com os passageiros que são obrigados a ficarem pelo meio do caminho quando há uma blitz. Esperamos que o Detro envie representantes à Audiência Pública. Já a empresa de ônibus que detém a concessão para operar entre São Francisco e Campos poderia se fazer presente para avaliar o que pode ser feito para aumentar o número de ônibus na linha.


Segundo o presidente da Câmara, vereador Claudinho Viana, os órgãos envolvidos no transporte público foram convidados para o evento.

Foto: Google Street View

Nenhum comentário:

Postar um comentário