quarta-feira, 14 de agosto de 2013

ANTT E BARREIRA FICAL FISCALIZAM USO DO VALE PEDÁGIO, EM CAMPOS


Condutores passam pela praça de pedágio sem pagar e quebram cancelas
 Mauro de Souza

Condutores passam pela praça de pedágio sem pagar e quebram cancelas

Agentes da Barreira Fiscal e da Agência de Transporte Terrestres (ANTT) em parceria com a Autopista Fluminense realizam na noite desta terça-feira (13/08) mais uma etapa da fiscalização do Vale-Pedágio. A ação que acontece no Posto Mato Verde, trecho do KM 45 em Travessão, teve início na noite de segunda-feira (12/08) quando foram fiscalizados 67 caminhões, sendo 32 multados pela falta do cartão. 
“A obrigatoriedade do Vale-Pedágio existe desde 2008, de acordo com a Resolução nº 2885 da ANTT, é obrigatório que a transportadora antecipe o Vale-Pedágio para que o motorista passe pelos pedágios de todo o país. O caminhoneiro que trabalha por conta própria também precisa ter. Só não pé obrigatório o cartão carga própria ou caminhão vazio. O Vale-Pedágio permite ao condutor passar em qualquer cabine”, disse o fiscal federal da ANTT, Márcio Carnevali.
O fiscal ressalta que os caminhões de transportadoras flagrados cometendo tal irregularidade são multados em R$550, assim como os motoristas autônomos. Se o caso se repetir a multa é expedida novamente.
Outra imprudência muito cometida pelo condutores que passam pelo pedágio de Campos é passar sem pagar o valor cobrado pela concessionária. Motoristas e motociclistas utilizam a “Via Fácil”, e como a cancela não levanta muitos quebram a barreira e se evadem do local.
De acordo com a Barreira Fiscal 1.500 caminhões passam pelo pedágio de Guandú por dia, destes 60 evadem sem pagar a tarifa ou apresentar o Vale-Pedágio. A equipe do Site Ururau esteve no local, em menos de dez minutos duas motos e um caminhão cometeram tal irregularidade. Sendo que o caminhão quebrou a cancela e seguiu pela rodovia federal sentido Vitória.
“Nós tivemos um caso hoje a noite de um caminhoneiro que veio do porto de Tubarão, em Vitória, e quebrou a cancela. Ele seguia para Macaé, o caminhão estava com dois containers carregados de caldeiras. Como todos os veículos de carga param aqui na Barreira Fiscal, a Autopista Fluminense entrou em contato com a gente. A parceria com a concessionária vai funcionar desta forma, toda vez que acontecer uma irregularidade como esta a Autopista vai nos informar via rádio, e nós vamos parar o veículo. A fiscalização e multa cabe a ANTT, que também atua no posto Mato Verde. É necessário que tenha essa punibilidade”, falou o coordenador da Barreira Fiscal em Campos, Samuel Farkat.
A fiscalização vai continuar na BR-101 por tempo indeterminado.
 


Fonte: URURAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário