quarta-feira, 10 de julho de 2013

MP ABRE INVESTIGAÇÃO PARA APURAR VIAGEM DE HELICÓPTERO DE CABRAL

Cabral: 'Não estou fazendo nenhuma estripulia. Não sou o primeiro a fazer isso'
 Vagner Basilio / Ururau

Cabral: 'Não estou fazendo nenhuma estripulia. Não sou o primeiro a fazer isso'


A revista Veja, na edição desse fim de semana
, publicou denúncia sobre o governador Sérgio Cabral usar o helicóptero oficial para atividades particulares nos fins de semana a fim de se deslocar para Mangaratiba, na região sul fluminense, onde tem uma casa de praia.O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP) abriu nesta segunda-feira (08/07) investigação para apurar as denúncias de uso indevido do helicóptero oficial pelo governador Sérgio Cabral. A determinação é do procurador-geral de Justiça, Marfan Vieira, que tomou a medida "de ofício", ou seja, por iniciativa própria, sem a necessidade de ser provocado pelas partes.
Em Brasília, onde teve um compromisso oficial hoje pela manhã, o governador negou a denúncia e disse que a frota de helicópteros não foi criada por ele e que todos os governadores no Brasil têm helicópteros à disposição do estado.
"A frota de helicóptero do governo não foi criada por mim, todos os governadores de estado do Brasil têm helicopteros a disposição do estado, como muitos tem até aviões, coisa que o governo do estado não tem. A mobilidade de o governador pegar o helicoptero, estamos falando de mobilidade, e ir pra sua casa e voltar, quando a casa é fora da cidade do Rio de Janeiro, não serei, não sou o primeiro a fazer isso no Brasil. Outros fazem também e faço de acordo com o cargo que ocupo. Não estou fazendo nenhuma estripulia, não é nenhuma novidade e fico muito chateado de ver uma foto colocando meu filho de 6 anos de idade como se estivesse ali fazendo alguma irregularidade. Eu me transporto com a minha família quando saio do trabalho e vou para essa casa em Magaratiba. E rodo o estado inteiro nas aeronaves. Não só eu como secretário de estado, os subsecretários, os presidentes de empresas, o comandante da Polícia Militar, a chefe da Polícia Civil. Então, realmente eu não consigo compreender".
DENÚNCIA NA ALERJDeputados da oposição, Marcelo Freixo (PSOL), Luiz Paulo (PSDB) e Paulo Ramos (PDT) apresentaram à presidência da Assembleia Legislativa denúncia por crime de responsabilidade e quebra de decoro contra o governador - primeiro passo para o pedido de impeachment. Também entregaram representação ao Ministério Público Federal, pedindo investigação pelo crime de peculato.
"O governador está dizendo que seus deslocamentos em trajetos curtos têm amparo legal. Mas não têm amparo moral. É um completo abuso. Ele não se pronuncia sobre o uso privado, o transporte da sua família, das babás e até do cachorro. Isso não tem amparo legal, nem moral", afirmou Freixo.
Para Luiz Paulo, as denúncias são graves. "Um voo de sete quilômetros em perímetro urbano não guarda o princípio da razoabilidade", afirmou.

Fonte: REDAÇÃO / AGÊNCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário