sábado, 13 de julho de 2013

GRUPAMENTO AMBIENTAL SALVA GUAXINIM EM SÃO FRANCISCO


Animal foi encontrado em uma árvore na localidade de Barra do Itabapoana
guaxinin sfi 1guaxinin sfi 2Após receber denúncia de que populares estariam atirando objetos em um guaxinim, na localidade de Barra de Itabapoana, no último final de semana, nas imediações da Unidade Municipal de Saúde, o Grupamento Ambiental Municipal (GAM) realizou uma operação de sucesso para o salvamento do animal, que foi conduzido ao Hospital Veterinário da UENF.
Após ser atendido pelo médico veterinário Carlos Henrique, que constatou apenas uma lesão em sua face, o animal foi liberando para que os agentes do GAM, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Guarda Civil Municipal, realizassem a soltura na Foz do Rio Itabapoana.
Em relação ao processo de captura, foi, de acordo com o secretário e Meio Ambiente, Cláudio Heringer, uma operação rápida, com os agentes isolando o local e retirando o guaxinim de cima de uma árvore.
– A ação do GAM demonstra a importância do grupamento criado há apenas três meses no município. Não fosse a atuação rápida dos agentes o guaxinim muito provavelmente seria abatido pelos populares que atiravam pedra e objetos no animal – destacou o secretário.
O guaxinim procura se instalar em troncos, buracos e cavernas perto de rios e lagos para ter sempre água. “A população de guaxinim, também conhecido como mão pelada, diminuiu muito nos últimos anos. Portanto, é uma responsabilidade de todos preservá-la”, finalizou o secretário.24 horas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário