sexta-feira, 19 de julho de 2013

CONTORNO DA BR 101 DEFINIDO EM AUDIÊNCIA

Novo traçado do contorno da BR-101 definido em audiência pública

Novo traçado será pelo lado Oeste no interior de Campos
 Mauro de Souza / Vagner Basilio

Novo traçado será pelo lado Oeste no interior de Campos

Em audiência pública, que durou mais de três horas, ficou definido o novo traçado da BR-101 no contorno de Campos. A decisão ocorreu nesta quinta-feira (18/07) durante a 4ª reunião extraordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Comudes) paralela à reunião participativa, promovida pela Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT). A reunião foi realizada no auditório do Centro Administrativo José Alves de Azevedo, na sede da prefeitura.
O novo traçado será pelo lado Oeste no interior de Campos, com a novidade de que será construído em pista dupla, conforme as reivindicações encaminhadas pela prefeita junto ao Ministério dos Transportes e à ANTT. O traçado pelo setor Leste da cidade é inviável, tecnicamente, por causa de grande extensão de solo mole, conforme argumento técnico da ANTT.

O novo traçado terá pontos de interseções na BR-101 no distrito de Ibitioca (a cerca de 55 quilômetros do Centro pelo lado Sul), e no distrito de Travessão de Campos (a cerca de 15 quilômetros do Centro no setor Norte). O custo do investimento está estimado em torno de R$ 1 bilhão para o percurso de 31 quilômetros e a travessia sobre o Rio Ururaí, próximo da Lagoa de Cima; Canal Cacomanga, Rio Paraíba do Sul e Rio Muriaé. Segundo a superintendente nacional da Exploração da Infraestrutura Rodoviária da ANTT, Viviane Esse, o prazo previsto de construção é de três anos após aprovação do projeto, e respectivas licitações. 
O traçado apresentado pela ANTT contempla em 70% o projeto alternativo apresentado pela Prefeita Rosinha, com anuência do Comudes. Mas outro avanço foi conquistado em relação ao traçado pelo setor Oeste: a prefeita ponderou que o ponto de interseção do contorno na BR-101, em frente ao perímetro urbano de Travessão, poderá trazer transtornos à sede do distrito nos próximos anos.
"O projeto inicial, que previa o traçado pelo setor Leste da cidade, foi considerado inviável pelos técnicos da ANTT. Não sou engenheira e, por isso, decidi com a anuência do Comudes apresentar um projeto alternativo ao apresentado pela ANTT pelo lado Oeste. Os engenheiros das entidades que compõem o Comudes e os engenheiros da Autopista Fluminense alegam que o solo é mole no setor Leste e que isso elevaria o valor do pedágio acima de R$ 10,00. Então, a decisão pela viabilidade técnica pela construção do contorno pelo setor Oeste fica por conta e risco dos engenheiros da Autopista. A duplicação de, apenas, 5,5 quilômetros da BR-101, em Travessão, vai criar um gargalo no ponto do afunilamento onde termina a duplicação e, por isso, precisa ser duplicado até a divisa, para evitar transtorno no trânsito no distrito de Travessão. Que isso fique consignado na ata e, da mesma forma, que a ANTT se compromete a dar seguimento à duplicação da BR-101, a partir de Travessão, até ao limite na divisa com o Espírito Santo", disse a prefeita de Campos Rosinha Garotinho.
Também participaram da audiência a representante da ANTT Viviane Esse, e do superintendente de Investimentos da Autopista Fluminense, Odílio Ferreira.
Embora a Autopista Fluminense, empresa que tem a concessão da rodovia tenha se comprometido com a ANTT a fazer um trecho duplicado da BR-101 a partir do ponto de interseção em Travessão, no sentido Norte (Vitória-ES), a prefeita exigiu a duplicação do trecho de 22 quilômetros entre Travessão e o limite com o Estado do Espírito Santo.
Participaram da audiência lideres comunitários, autoridades, dirigentes dos conselhos comunitários, professores universitários, dirigentes partidários, vereadores e representantes de diversas entidades da sociedade civil, como sindicatos, e associações do setor produtivo, como Acic e Coagro.

O deputado estadual Roberto Henriques, e o federal, Paulo Feijó, também participaram e deram contribuições na discussão do projeto, que agora tramitará pela ANTT, e no Ministério dos Transportes, que providenciará as adaptações ao projeto e o consequente processo de licitação.
 


Fonte: REDAÇÃO/ASCOM

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