terça-feira, 18 de junho de 2013

MORTE NO CAMPO TEM LIGAÇÃO CO VIOLÊNCIA NO CAMPO E DROGAS

Morte de integrantes do MST em Campos tem ligação com a violência no campo e o tráfico de drogas

Audiência pública foi realizada pela Alerj no plenário da Câmara de Vereadores de Campos
audiência pública 1706A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa RJ (Alerj) realizou uma audiência pública nesta segunda-feira(17/06), no plenário da Câmara Municipal de Campos. A audiência foi solicitada pelo deputado estadual Marcelo Freixo, presidente da Comissão, e teve como foco a violência no campo. Dois casos serviram de referência para os debates: os assassinatos, no início deste ano, dos integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra(MST), Regina dos Santos, em Travessão, e Cícero Guedes, em Cambaíba. Os delegados responsáveis pelas investigações revelaram que os casos têm ligação com a violência no campo e o tráfico de drogas.
O representante estadual do MST, Marcelo Durão, disse que a ausência do Incra, de juízes, e do Ministério Público prejudicou audiência. “A maioria dos pedidos de prisão está com o Judiciário. Existe uma espécie de travamento no processo de reforma agrária”, enfatizou Durão.
Delegados fazem revelações sobre morte de integrantes do MST
O delegado titular da 146ª DP/Guarus, Carlos Augusto Guimarães, revelou que o crime que teve como vítima a trabalhadora Regina dos Santos Pinho, está relacionado à violência no campo . “A investigação está em curso. Em breve a sociedade campista saberá o que aconteceu. O crime teve ligação com a violência no campo”, declarou.
Já o delegado titular da 134ª DL/Centro, Geraldo Assed, salientou que todos os envolvidos com a morte do trabalhador Cícero Guedes são ligados ao tráfico de drogas na cidade e foram indiciados. “O mandante do crime está preso e três suspeitos de serem executores foram identificados e também indiciados”, revelou.
Durante a audiência, os membros da comissão lembraram que há uma investigação em curso na Polícia Federal em relação a uma suposta ligação de funcionários do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) com assentados na comercialização de lotes do assentamento Zumbi dos Palmares. A denuncia foi feita por um integrante do MST em Campos.
Edson Batista e Marcelo FreixoPresidente da Câmara defende punição
O presidente da Câmara Municipal de Campos, Edson Batista, defendeu que os responsáveis pelos assassinatos de Cícero Guedes e Regina Santos, ligados ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), sejam exemplarmente punidos. A afirmação dele foi durante a realização de uma audiência pública realizada na Casa, solicitada pelo deputado estadual Marcelo Freixo, Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alerj, sobre a violência no campo em Campos e na região. O vereador também defendeu a implantação no município de uma delegacia especializada e um melhor suporte para a polícia técnica.
“Foi uma audiência pública extremamente produtiva, queremos que esse processo avance e os culpados pelo crime sejam exemplarmente punidos. É necessário que se instale em Campos uma delegacia especializada e que a polícia técnica tenha um melhor suporte”, destacou o presidente do Poder Legislativo.
De acordo com Freixo, o próximo passo da Comissão será enviar um relatório contendo informações sobre a Audiência Pública ao Incra, Polícia Federal, Tribunal de Justiça (TJ) e ao Tribunal Regional Federal (TRF), além de solicitar uma audiência com o juiz da 1º Vara Federal. O parlamentar também defendeu a implantação de uma delegacia de homicídios em Campos, e prometeu preparar uma indicação legislativa.24 horas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário