terça-feira, 18 de junho de 2013

MANIFESTAÇÃO NO CENTRO DE CAMPOS

Manifestação reúne 500 estudantes em Campos

Estudantes se concentraram na Praça São Salvador e saíram em passeata. O trânsito ficou tumultuado na área central
GEDSC DIGITAL CAMERAGEDSC DIGITAL CAMERA(Atualizado – 17h) Com cartazes, nariz de palhaço, apitos, rosto pintado com as cores verde e amarelo e de máscaras, aproximadamente 500 estudantes do grupo “Cabruncos Livres”  participam de uma manifestação na tarde desta segunda-feira(17/06), em Campos. Entre os participantes, estudantes de outras cidades que fazem cursos em Campos. Alguns dos entrevistados pelo Campos 24 Horas admitiram que moram em Campos há seis meses e resolveram participar porque foram convidados por colegas através de redes sociais.
A manifestação acontece em apoio aos protestos de outras cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo. Os protestos tiveram origem em razão do aumento da tarifa  do transporte público. Agora, os estudantes têm uma série de reivindicações.
Os manifestantes saíram da Praça São Salvador por volta das 16h40. Eles seguiram em passeata até a Câmara Municipal, onde fizeram um ato. O final da manifestação ocorreu na Avenida 28 de Março, entre a sede Administrativa da prefeitura e o Instituto Federal Fluminense(IFF).
Uma das estudantes ouvidas pelo Campos 24 Horas foi Roberta Santana, que está no 3º período do curso de psicologia da Universidade Federal Fluminense(UFF), em Campos.
GEDSC DIGITAL CAMERA“O que me motiva estar aqui não é só pelos 20 centavos (se referindo ao aumento ocorrido na passagem de ônibus no Rio e São Paulo), é todo um processo que está sendo trabalhado em cima disso. Muito dinheiro está sendo roubado, está sendo desviado. O aumento de 20 centavos é foi apenas espotim para isso acontecer”, declarou.
Perguntada se há alguma reivindicação específica em relação a Campos, Roberta admite que não é da cidade. “Eu me mudei para cá há pouco tempo em razão da faculdade”

GEDSC DIGITAL CAMERA(12h05)A Polícia Militar informou na manhã desta segunda-feira(17/06) que irá manter equipes especiais prontas para ação no Centro de Campos durante a manifestação programada para a parte da tarde na Praça São Salvador. O sub comandante do 8º BPM, Major Sérgio Moura, em contato com a redação do Campos 24 Horas, afirmou que a PM pretende garantir uma manifestação pacífica, conforme previsto pelos manifestantes.
A manifestação desta segunda-feira, em Campos, foi organizada por estudantes do grupo “Cabruncos Livres”, que esperam reunir cerca de 500 pessoas. Grupos de estudantes em várias cidades do Brasil protestam desde o início deste mês contra o aumento da tarifa do transporte na cidade.
“Queremos que os manifestantes exerçam seu direito de manifestar. A Polícia Militar tem condições de dar segurança. Estamos sabendo da manifestação através de vocês (da imprensa). Vamos enviar um oficial ao local para ter contato com os manifestantes. É importante que seja tudo de forma pacífica, sem abusos, a fim e que a população não saia prejudicada”,  afirmou o major Moura.
Prefeita Rosinha Garotinho falou sobre tarifa de Campos
Garotinho e Rosinha Rádio Diário capa 2No último sábado, a prefeita Rosinha Garotinho falou sobre a questão da tarifa do transporte coletivo em Campos. Confira a nota do Coluna Opinião Registrada, com Fabiano Venancio:
O governo suspendeu a cobrança de dois impostos federais (zerou a alíquota de PIS e Cofins) que incidem sobre as tarifas de transporte coletivo urbano em todo o país a partir de junho. A medida faz com que as empresas de ônibus economizem de forma significativa. A desoneração focada nas passagens de transporte coletivo urbano tem impacto direto para a população de mais baixa renda.
Com base nessa decisão, a prefeita Rosinha Garotinho tranquilizou a população de Campos em relação a passagem de ônibus: vai continuar custando R$ 1. A declaração foi dada neste sábado(15/06) durante o programa Entrevista Coletiva, da Rádio Diário FM. Ao lado do deputado federal Anthony Garotinho, que também comentou sobre a desoneração na folha de pagamento das empresas, Rosinha deu a declaração tranquilizadora. “A presidente Dilma Rousseff assinou a desoneração da folha de pagamento, zerando o imposto PIS, Pasep e Confins para as tarifas de transporte coletivo, incluindo ônibus, trem e metrô. Por isso, não esta nos nossos planos aumentar a tarifa das passagens”. E acrescentou:
“Estamos empenhados na melhoria do transporte urbano desde quando lançamos o Cartão Cidadão, em maio de 2009, com tarifa única e cobramos das empresas a renovação da frota. E só não avançamos mais, porque estamos sendo impedidos pelo Tribunal de Justiça, através de liminar da desembargadora Mônica Sardas concedida aos empresários. Mas asseguramos que a passagem em Campos continua custando R$ 1″.
Garotinho enfatizou o percentual 10% a menos no custo da folha de pagamento das empresas de ônibus, em consequência da medida do governo federal.
“O que ocorre em São Paulo e no Rio, onde as empresas brigam para elevar os preços das tarifas e geram manifestações contrárias, é um absurdo, porque elas acabam de receber benefício, com a desoneração, acima do que estimam para o reajuste e acabam. Não sou prefeito, a prefeita aqui é Rosinha, mas conheço a lei e sei que o transporte público é concedido e pode ser feito tanto por empresas quanto pela própria prefeitura”, enfatizou o deputado.24 horas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário