sexta-feira, 7 de junho de 2013

INQUÉRITO DA OPERAÇÃO MACHADADA JÁ ESTÁ NA PROCURADORIA ELEITORAL


Procurador tem 15 dias para oferecer ou não denuncia contra os envolvidos
 Arquivo Ururau

Procurador tem 15 dias para oferecer ou não denuncia contra os envolvidos

A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro já recebeu o inquérito da “Operação Machadada” e o procurador Mauricio Ribeiro da Rocha tem 15 dias para decidir se oferece ou não denúncia contra os envolvidos. Caso venha ser acolhida a denuncia, os indiciados viram réus de uma ação penal e serão julgados pela prática de crimes eleitorais e formação de quadrilha.
Durante esses dias, o procurador vai avaliar as provas do inquérito. A informação da procuradoria é que o prazo estabelecido pela lei é de 15 dias, mas o parecer pode sair antes da data estabelecida.
A procuradoria também já está ciente do fato ocorrido no mês de maio, envolvendo a ex-prefeita Carla Machado. Durante 10 dias, ela teria feito uma viagem ao exterior e não comunicado as autoridades. A informação por telefone é de que, o artigo 328 do Código de Processo Penal determina que a comunicação seja feita.O Jornal O Diário noticiou na edição desta quarta-feira(06/06) a viagem de Carla Machado a europa. 
A procuradoria buscou informações sobre o comunicado e verbalmente recebeu a informação da assessoria do Tribunal Eleitoral de que não houve comunicação da viagem. Na Polícia Federal (PF) também não houve comunicação. Exigências feitas quando o inquérito ainda está em curso.  Ainda por meio da Procuradoria, a reportagem foi informada que o procurador já tem ciência do fato ocorrido e que neste caso deve ser pedido a quebra de fiança. Neste caso o dinheiro depositado em juízo como pagamento de fiança, vai ser recolhido à justiça. 
Por telefone o advogado da ex-prefeita Carla Machado, Paulo Ramalho disse ao site Ururau que a decisão do desembargador não foi essa. Sem dizer qual foi a decisão da Justiça, o advogado afirmou: “O resto é tudo invenção de advogado. O objetivo da lei não é a pessoa fugir e ela está ai”, concluiu o advogado informando que estava desligando o telefone.
Outro processo que apura prática de crime eleitoral contra os envolvidos está tramitando na Comarca de São João da Barra. No último dia 20, depois de mais de duas horas de audiência, a juíza Luciana Cezário de Melo Novaes, acatou o pedido da defesa dos seis réus envolvidos na “Operação Machadada" e vai encaminhar todas as provas, inclusive gravações da Polícia Federal para perícia.
A equipe do Site Ururau tentou falar por telefone com a ex-prefeita, mas não obteve retorno. Ao Site de notícias Portal OZK, de São João da Barra Carla Machado confirmou a viagem de férias a Europa, no período de 19 a 27 de maio  e disse que não descumpriu a Lei, e que não haveria necessidade de comunicar a ninguém a minha ausência, pois mantém o mesmo domicílio.

REDAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário