sexta-feira, 7 de junho de 2013

CÂMERAS DA PREFEITURA DE MACAÉ AJUDAM NA PRISÃO DE SUSPEITOS DE ROUBO


Videomonitoramento fica ligado 24 horas por dia com operadores analisando as imagens dia e noite
 Reprodução

Videomonitoramento fica ligado 24 horas por dia com operadores analisando as imagens dia e noite

O sistema de videomonitoramento de segurança, parceria da prefeitura, governo do estado e Petrobras, com 54 câmeras instaladas nas principais vias do município, conseguiu fazer com que policiais do 32º Batalhão de Polícia Militar (BPM) prendessem três suspeitos de matar um homem após roubar um par de tênis. O crime aconteceu no entorno da Rua Marechal Deodoro, no Centro de Macaé, e as imagens captaram a movimentação dos homens que foram presos logo depois. A vítima foi espancada até a morte.
Os policiais iniciaram a busca aos bandidos logo após os agentes responsáveis pelo sistema de câmeras identificarem, em tempo real, a movimentação dos suspeitos, embora a cena do crime não tenha sido registrada pelas imagens, e acionarem a viatura mais próxima por meio do Centro de Operações do BPM (Cobat/32).
As câmeras são reforço na segurança no município. Elas têm alcance de 360º e monitoram vários pontos por meio, interligadas pelo Cobat ao Centro de Operações da Secretaria de Estado de Segurança, na capital. O videomonitoramento fica ligado 24 horas por dia com operadores analisando as imagens dia e noite e faz parte do projeto do Gabinete de Gestão Integrada de Macaé (GGIM), vinculado à secretaria Municipal de Ordem Pública. O sistema vem cumprindo seu objetivo que é registrar ocorrências e acionar as viaturas policiais mais próximas. As imagens só podem ser cedidas para a Justiça, a fim de colaborar para a elucidação dos crimes registrados.
O sistema faz parte ainda do Programa de Desenvolvimento de Macaé e região (Prodesmar) que contemplou também a instalação de GPS nas viaturas da Polícia Militar e a integração das chamadas do 190. A instalação das câmeras integra o Plano Municipal de Prevenção à Violência e Criminalidade de Macaé, por meio também de ações do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci).

REDAÇÃO / ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário