sábado, 8 de junho de 2013

APÓS 72 HORAS DE GREVE SERVIDORES DE SÃO FRANCISCO RETOMAM AO TRABALHO

Após 72h em greve, servidores de SFI retomam as atividades nesta sexta

Negociações com poder Executivo devem ser retomadas nos próximos dias
 Vinícius Berto

Negociações com poder Executivo devem ser retomadas nos próximos dias

Os servidores públicos municipais de São Francisco de Itabapoana (SFI) retomaram os trabalhos na manhã desta sexta-feira (07/06) após uma paralisação de 72h. A categoria (aproximadamente 1.800 trabalhadores efetivados) está reivindicando uma série de melhorias como o pagamento mínimo do piso nacional (R$ 900,00), vale transporte e alimentação, Plano de Cargo e Carreira, entre outras coisas.
Em estado de greve desde a terça-feira (04/06), o último dia a paralisação de 72h foi uma forma de sensibilizar as autoridades , mas segundo o Sindicato dos Servidores Públicos, as negociações não avançaram. Através da Procuradoria geral do município, o poder Executivo ofereceu reajuste de 4% sob a alegação de que o município atravessa um entrave no gasto com pessoal.
“A legislação não permite gastar com pessoal mais de 54 % do que se arrecada. Mas a lei também diz que o cálculo para gastar com pessoal é feito levando em conta os índices dos últimos 12 meses da folha de pagamento. Como os índices vinham lá em cima, entre 60% e 84% em 2012, nós agora temos que frear os gastos para equilibrar, caindo isso na conta dos servidores, impossibilitando o Executivo de dar o aumento que os funcionários merecem. É lamentável”, disse o procurador Mariano Amorim, durante entrevista ao Blog do Paulo Noel.
O sindicato explicou que vai comunicar ao poder Executivo o término da paralisação e se colocar à disposição para novas negociações, o que só deve ocorrer nos próximos dias.
Inicialmente a categoria estava reivindicando aumento salarial de 30% e cumprimento do Piso Nacional do Magistério. Durante uma passeatarealizada ainda na terça, na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, o presidente do sindicato, Cirábio Ramos, disse que o sindicato já aceita a redução do reajuste para 15%, além do cumprimento do Piso Nacional do Magistério.

REDAÇÃO / ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário