sexta-feira, 19 de abril de 2013

POLICIA CIVIL APREENDE 104 BOTIJÕES DE GÁS EM SÃI FIDÉLIS


Civil apreende 104 botijões de gás e detém três pessoas em São Fidélis

Material estava sendo comercializado de forma irregular
 Divulgação

Material estava sendo comercializado de forma irregular

Policiais civis da 141ª Delegacia de Polícia em São Fidélis realizaram nesta quinta-feira (18/04) uma operação, denominada de Operação Gás Legal, para combater a venda irregular de botijões de gás de cozinha. Três pessoas foram detidas e autuadas por crime contra a economia popular, previsto na Lei Nº 1.521/51, em conformidade com a Lei 5.690/90, que estabelece normas de prevenção contra incêndios. 
Durante a ação a polícia percorreu vários pontos na Rua Erneto Penido, no bairro Vila dos Coroados, e apreendeu 60 botijões vazios e 44 cheios, que estavam armazenados de forma irregular. 
Num dos locais, um depósito de venda de gás e água, foram encontrados vários botijões. O proprietário, um bombeiro militar, foi detido. 
Já numa residência, outros três vasilhames foram apreendidos. O dono da casa teria assumido comercializar o produto sem qualquer licença e armazenamento correto e também foi detido. A terceira apreensão aconteceu num supermercado, onde botijões estavam expostos para venda. O gerente foi detido. 
A Polícia Civil explicou ainda que o armazenamento deste tipo de produto de forma inadequada oferece risco de explosão, já que o tipo de material de fabricação pode enferrujar e se corroído.
De acordo com a Polícia Civil, o objetivo da Operação Gás Legal é prender os chamados "Boqueiros" e interditar os estabelecimentos clandestinos de venda de gás. 
COMO AGEM OS BOQUEIROSQuando vendem o primeiro botijão, que esta de posse do primeiro vazio, ele pega uma mangueira com dois cliks nas pontas, chamada de transferidor, igual ao o que você tem no seu botijão em casa, só que, com dois cliks na ponta, pega um botijão cheio com muito cuidado com um esquema de aquecimento de um isqueiro, retira o lacre do botijão cheio, que é de plástico. Depois encaixa o transferidor nas válvulas do botijão de gás cheio, e a outra ponta no vazio, abre as válvulas e vai transferindo gás de um botijão para o outro, retirando aproximadamente de 3 a 4 kg de gás.
Em seguida, com muito jeitinho, coloca o lacre de volta. Pego outro botijão cheio, lacrado de fabrica, faz o mesmo processo da retirada do lacre para encher mais um pouco o mesmo botijão que já estava enchendo. Coloca aproximadamente um total de 9 Kg de gás no "novo botijão", que na realidade deveria ter 13 kg, vindo das distribuidoras. Só que não pode esquecer que aquele que estava cheio, já não tem mais 13 kg, ficaram com mais ou menos com 8,5 Kg, e sem pressão. Por isso o seu botijão de gás dura pouco. O barato sai caro. 
Segundo a Polícia Civil, o bombeiro foi encaminhado para o batalhão de origem e deve ser transferido para o Batalhão Especial Prisional (Bep), em Benfica. Os dois cidadãos detidos serão encaminhados nesta sexta-feira (19/04) para Cadeia Pública de Campos, onde poderão ficar à disposição da Justiça. 
A população pode estar ajudando a combater esse tipo de irregularidade denunciando aos órgãos competentes como, Agência Nacional de Petróleo (ANP) 0800-970-0267, disk denúncia da Polícia Civil 2758-1317 ou Corpo de Bombeiros Militar no 193. Na sua ligação, não precisa se identificar.

URURAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário