terça-feira, 9 de abril de 2013

MUDANÇA DO CLIMA VEM COM GRIPE E RESFRIADO


Mudanças climáticas: Organismo reage com gripes, resfriados e alergias

Automedicação não é recomendada; o ideal é consultar um especialista
 Reprodução / Mauro de Souza

Automedicação não é recomendada; o ideal é consultar um especialista

Você já reparou que é só mudar o tempo que o organismo responde? Uma gripe, um resfriado ou até mesmo uma crise alergia podem ser desencadeados pelas mudanças climáticas.
“Nas mudanças de temperatura as vias respiratórias têm recursos de defesa que podem ser alterados. Quando esta frio, mais úmido não é tão ruim para o organismo, o problema é quando a temperatura baixa e o clima esta seco. Isso faz com que diminua a defesa do organismo facilitando assim o ‘trabalho’ dos vírus que causam infecções”, disse o alergista Ronald Young Júnior.
Segundo o especialista, gripes e resfriados podem favorecer o agravamento das doenças alérgicas como a rinite e a asma.
“Uma dica é que antes que entremos no inverno as pessoas retirem os agasalhos dos armários e lavem os mesmos. A poeira e os ácaros agravam o quadro do paciente. Outra dica é que as pessoas não fiquem em locais de muita aglomeração”, ressaltou.
Ronald disse ainda que a medida mais eficaz da prevenção à gripe é por meio da vacinação, já que ela age criando imunidade ao organismo. “A vacina age contra a gripe e não contra os resfriados. As crianças a partir de um ano pode ser imunizadas e não tem limite de idade”.
Sobre o medo que muito idosos tem de tomar a vacina o médico informou: “Essa faixa etária é a que mais se beneficia, assim como as crianças. A imunização deve ser anual, é feita com o próprio vírus que sofrem mutações a cada ano. A vacina é fabricada de acordo com os vírus que estão vigentes”, completou.
Outro fato que também foi citado pelo alergista é de que as crianças que tem histórico alérgico, a infecção piora o quadro e isso facilita que os menores desenvolvam doenças como pneumonia e bronquiolite (esta atinge crianças com menos de dois anos).
IDA AO MÉDICO
De acordo com a medicina é natural que os adultos desenvolvam doenças respiratórias de duas a cinco vezes por ano, já as crianças podem ficar doentes de sete a dez vezes em um ano.
Pessoas que ficam muito gripas e resfriadas deve ficar atentas e procurar um médico. “É preciso identificar o que é de fato, se é uma gripe, resfriado ou um quadro alérgico. Por exemplo, se os sinais de infecção são frequentes, como febre, dor de garganta, o quadro pode ser de alergia. Mas se o paciente tiver muita tosse, pode diagnosticar uma asma”, explicou.
No caso da sinusite a alergia é no processo respiratório. Em alguns casos quando a pessoa acha que esta tendo uma crise e na verdade não esta, não é necessário tratar com antibiótico.
“Nesses casos podem ser substituído por um anti-inflamatório ou antialérgico. Ou precise de um tratamento preventivo de rinite. Por isso a importância de se consultar”, alertou.
O médico ainda ressaltou sobre os cuidados domésticos. “A pessoa não deve se automedicar em casa. A ida ao especialista é fundamental para identificar o problema, se é gripe, resfriado ou alergia”, finalizou.

URURAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário