quinta-feira, 25 de abril de 2013

CONFIRMADA SEGUNDA MORTE POR DENGUE EM CAMPOS


Confirmada a segunda morte por dengue hemorrágica em Campos

Bebê com suspeita de dengue congênita já foi liberado do hospital e passa bem
 Arquivo Ururau

Bebê com suspeita de dengue congênita já foi liberado do hospital e passa bem

A segunda morte por dengue hemorrágica em Campos teve confirmação divulgada pela Secretaria de Saúde na tarde desta quarta-feira (24/04). Maria da Penha, de 54 anos, morreu há pouco mais de 30 dias, após ter sido internada no Hospital Geral de Guarus (HGG), com os sintomas da dengue. Ela era moradora do Parque São Matheus, no distrito de Guarus. 
A confirmação da causa da morte por dengue se deu após exame realizado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), da Fiocruz, assim como da pequena Maria Vitória dos Santos Cândido, de três anos, fato este anunciado na última sexta-feira (19/04). 
Maria da Penha, que era paciente cardiopata, deu entrada no Centro de Referencia da Dengue (CRD) do HGG, dia 9 de março, com muita dor e falta de ar. Ela foi medicada e liberada. No dia 12, retornou ao hospital com os mesmo sintomas e foi internada, mas, no dia 13, não resistiu a uma cardiorrespiratória. 
Na ocasião, a causa da morte atestada foi insuficiência cardíaca e familiares acreditavam ter sido este o motivo da morte de Maria da Penha, que teve exame enviado para análise na Fiocruz.   
DENGUE CONGÊNITA
O  diretor do CRD, Luiz José de Souza, anunciou que Campos pode ser o segundo município do Estado do Rio de Janeiro a registrar caso de dengue congênita — vírus transferido de mãe para o bebê no período gestacional. O primeiro caso foi registrado em 2008, em Angras dos Reis. 
De acordo com Luiz José, o bebê, que já recebeu alta e passa bem, nasceu com plaquetas muito baixa e, como a mãe havia contraído dengue, foi coletado material para exame no Laboratório Central do Estado (Lacen). O resultado do exame do bebê, assim como o exame de Paulo Cézar de Freitas Barrroso, de 60 anos, que morreu no último dia 12, deve sair nos próximos dias . Ainda segundo Luiz José, outras noves gestantes estão sendo monitoradas na rede hospitalar do município.
NÚMERO ATUAIS
Durante a coletiva com autoridades da saúde de Campos, realizada na tarde desta quarta-feira (24/04), na sede da Secretaria de Saúde, o secretário de Saúde Geraldo Venâncio, informou que atualmente o número chegou a 6.520 casos notificados, sendo 3.609 confirmados. Dentre esses casos, 70 são do tipo hemorrágica e 489 internações.
De acordo com o diretor do Centro de Controle e Zoonoses (CCZ) Cesar Salles, até a última terça-feira (23/04), foram vistoriados 153 mil imóveis, 1.650 focos eliminados, 3.452 terrenos vistoriados, 1.044 pneus recolhidos e 12.110 sacos de lixo inservíveis recolhidos, o que representa 20 toneladas de lixo.
Com relação aos bairros com maior incidência da dengue, não há novidade, permanecendo o Centro, Parque Aurora, Jockey, Penha, Morro do Coco, Ururaí e Turfe-Clube com os maiores números.

URURAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário