quarta-feira, 20 de março de 2013

CAMPOS CONTRA A DENGUE


Campos registra 3.176 notificações de dengue e trabalha com epidemia

Já são 29 casos de dengue hemorrágica no município, sem nenhum óbito
 Thiago Macedo / Carlos Grevi

Já são 29 casos de dengue hemorrágica no município, sem nenhum óbito

O município de Campos registra 3.176 notificações de dengue e a Secretaria de Saúde junto ao Centro de Referência da dengue (CRD), mesmo sem o Estado ter decretado, já trabalham com a situação de epidemia. Em coletiva realizada na Secretaria de Saúde, na tarde desta quarta-feira (20/03), autoridades divulgaram os novos números da doença na cidade.
Segundo o levantamento divulgado nesta quarta, 3.176 casos foram confirmados, sendo 29 casos de dengue hemorrágica. No mês de janeiro foram 731 casos, seguidos de 706 no mês de fevereiro e 472 no mês de março.
Com relação aos bairros com maior incidência do foco da dengue, não houve novidade. O Centro possui 148 casos, Morro do Coco 80, Jockey 71, Penha 79 e Turf 76 casos. Segundo o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, o que mais preocupa é o interior das residências.
“Temos uma preocupação com relação aos depósitos intradomiciliares com focos de dengue que aumentaram 10%, passando para 87.8%". Ainda segundo o secretário, a população ainda não está acreditando na gravidade desta situação.
Dos 1.910 casos confirmados, apenas 140 casos são em crianças de 0 (zero) a 14 anos, ou seja, 7%. Na faixa etária de 15 a 20 anos são 179 casos e as pessoas acima de 21 anos, 1151 casos de dengue.
Ainda de acordo com Dr. Geraldo, o feriado da Semana Santa também deve aumentar o número de casos da doença, já que neste período muitas pessoas viajam, deixando suas residências e quando retornam não fazem a devida vistoria nos quintais.
Segundo o secretário de Governo, Suledil Bernardino, a água parada é a grande vilã da doença. “No conceito popular o problema está nos matos altos, mas nestes mesmos terrenos podem ter copos e sacolas com água”, esclareceu o secretário.
Suledil Bernardino também falou sobre os próximos eventos de combate à dengue, como a palestra que será realizada nesta quinta-feira (21/03) no Instituto Federal Fluminense (IFF) de Guarus e do Centro, às 10h e às 16h.
NÚMERO DE ATENDIMENTOSO Cento de Referência da Dengue (CRD) divulgou também o número de atendimentos, tanto no Centro quanto em Guarus, nas últimas duas semanas.
No Hospital Plantadores de Cana até a última terça-feira (19/03) foram 527 atendimentos. Já no CRD de Guarus até o dia 19/03, foram 243 atendimentos. Em janeiro foram 80 internações, enquanto em fevereiro foram 86 e em março 75 pessoas internadas.

PRÓXIMOS PASSOS NO COMBATE Á DENGUE
Segundo o diretor do CRD, Luíz José de Souza, há possibilidade de criação de novos centros de hidratação, como no Hospital São José, em Goitacazes, e outro na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que funciona em Guarus.
Outra possibilidade  é a criação de tendas de hidratação, com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, mas que ainda não tem um local definido.

LAILA NUNES / ESTAGIÁRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário